A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Festival Internacional de Música de Espinho: da música clássica ao jazz

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

O Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) já começou e estende-se até 21 de Julho. O grande destaque desta 44ª edição vai para as orquestras espanholas Real Filharmonía de Galicia e Camerata da Orquestra Sinfónica de Castilla y León, para o alaudista bósnio Edin Karamazov e ainda para os músicos de jazz Michel Portal e Hermeto Pascoal (o concerto deste último já está esgotado). 

O festival é internacional, mas os músicos portugueses vão ter uma forte presença. A Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra de Jazz de Espinho, e os pianistas Pedro Burmester e Mário Laginha também vão lá estar. 

Da Igreja Matriz à Capela de Nossa Senhora da Ajuda, ou da Praça Dr. José Salvador ao espaço junto à Piscina Solário Atlântico, passando ainda pelo Auditório de Espinho, esta edição distribui-se um pouco por toda a cidade. 

Além das actuações, a programação conta ainda com três Palestrinas. Isto é, conversas pré-concerto para que as pessoas possam ficar a saber um pouco mais sobre música clássica. 

Contrapontos orquestrais do Barroco ao Modernismo (30 Junho), A música antiga à descoberta do violoncelo (6 de Julho) e O Classicismo e o virtuosismo juvenil (7 de Julho) são os três temas em cima da mesa, que contam com apresentação do musicólogo João Silva.

As conversas acontecem na Mediateca da Academia de Música de Espinho. Os bilhetes já estão à venda e vão dos 4€ aos 8€. 

+ Julho traz um mês de jazz (e não só) a Matosinhos

+ Nove canções dos Beatles recriadas pelo jazz

Últimas notícias

    Publicidade