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Good Food & Good Mood Market
©DRGood Food & Good Mood Market

Good Food & Good Mood Market: o mercado que o vai deixar bem-disposto e de barriga cheia

Acontece já este fim-de-semana, dias 21 e 22 de Abril, no Mercado do Bolhão. E além de banquinhas com coisas boas, conta ainda com dois workshops.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
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Ah! A Primavera e o bom tempo e a vontade de sair de casa para andar a espreitar tudo o que os mercados pop-up têm para oferecer. O próximo, que acontece já este fim-de-semana, nos dias 21 e 22 de Abril, no Mercado do Bolhão, tem tudo para o deixar bem-disposto e de barriga cheia. O Good Food & Good Mood Market vai ter à venda doces e salgados, vinhos, licores e sumos de fruta, propostas mais saudáveis e outras mais gulosas, assim como uma série de cerâmicas de cozinha e outros têxteis para a casa, de marcas de design português. 

Catarina Rio e Francisca Guimarães são as mentoras do projecto e responsáveis por esta primeira edição do evento gastronómico, que contou com uma espécie de “projecto piloto” em Dezembro passado. Chamava-se Um dia no Mercado, estava mais direccionado para as áreas de lifestyle, decoração e vestuário e, em dois dias, recebeu mais de 35 mil visitantes, entre portuenses e turistas. Agora, com as temperaturas a subir, o foco vai para a comida, em especial para a street food, boa para acompanhar um copo de vinho ou outra bebida fresca. 

Good Food & Good Mood Market
©DRGood Food & Good Mood Market

“O mercado que fizemos aqui, em Dezembro, foi um sucesso, mas por razões de estratégia, o Mercado do Bolhão decidiu não apostar mais na área do lifestyle e deu preferência a eventos relacionados com gastronomia. Desta forma, adaptamo-nos e a adesão das marcas foi extraordinária, especialmente daquelas que não teriam tanto espaço em outros mercados”, começa Francisca, acrescentando que apostaram sobretudo em vinhos de pequenos produtores, cocktails, muitas marcas veganas e no cake design. 

“O nosso primeiro requisito foi serem marcas portuguesas e vamos ter aqui produtos muito interessantes, como os licores da Licores d’Avó Lena, em que uma neta começou a recuperar as receitas de licor da avó”, conta. A estas, somam-se banquinhas para todos os gostos. No capítulo dos salgados, conte com as pizzas do Pizzalense, as iguarias japonesas do Cantinho do Sushi e o presunto ibérico da Mima Brands. Na secção mais doce, vai haver bolos da Carlotta Cake Boutique, donuts da Donuts Bombonuts, bolachas da Cookie Club Porto, cheesecakes caseiros da Hey Cheesecake e vários doces tradicionais da Confeitaria Isabel. 

Mercado do Bolhão
FILIPA BRITOMercado do Bolhão

Mas se estiver em dieta “missão Verão”, não se preocupe, propostas saudáveis não vão faltar, como as receitas da AME, da Cate Bites e da Ju de Ló. Se entre tantas idas e vindas a garganta começar a secar (não se esqueça de ir espreitar as marcas de têxtil e cerâmica Aida Home Living e Woola Studio), faça-se acompanhar por um dos muitos cocktails que a Signature 78 Events vai estar a preparar.

Quanto aos workshops, anote na agenda: no dia 21 acontece o showcooking de cozinha saudável da Astrid Cooking e, no dia seguinte, terá lugar o de pastelaria tradicional e vegana da Ju de Ló, onde vai poder aprender a fazer queques de cacau e chips de chocolate negro, taças de aveia e sementes com pudim de chia e manga, e tarteletes merengadas de lima e coco. Ambos acontecem entre as 15.30 e as 17.30.

No futuro, Catarina e Francisca esperam levar “este conceito a outros mercados de exterior”, onde possam alargar a oferta. “Aí já vamos poder ter vestuário, decoração e até food trucks, que não têm espaço no Bolhão, à semelhança das que vemos, muitas vezes, nos mercados de Natal lá fora e que são super giras”, remata.

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