A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
'Como um Carrossel' - Teatro de Marionetas do Porto
susana_neves'Como um Carrossel' - Teatro de Marionetas do Porto

Há 35 anos a manipular-nos com amor. O Teatro de Marionetas do Porto está de parabéns

Espectáculos para maiores de três anos, oficinas que ensinam a construir marionetas e visitas ao espólio da companhia. Saiba quais são os planos de aniversário do teatro para o seu público mais pequeno e exigente.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

O Teatro de Marionetas do Porto, que este ano celebra 35 anos, é uma das instituições culturais mais acarinhadas da Invicta e foi conquistando, ao longo do tempo, fãs de todas as idades. Muitos cresceram na plateia, assistindo aos espectáculos que deram fama e visibilidade à companhia – do Teatro Dom Roberto a Miséria, a peça estreada em 1991 que marcou um ponto de viragem e foi acolhida com sucesso junto do público e da crítica. Com o passar dos anos, o público infanto-juvenil cresceu, tornou-se mais presente e exigente e pela programação do teatro, que entretanto fundara um museu, proliferaram peças como Alice no País das Maravilhas (1997), Como um Carrossel à Volta do Sol (2006) ou Na Floresta (2020).

Sabendo da excitação que um aniversário provoca junto da sua comunidade de palmo e meio, prepararam uma série de espectáculos, actividades e sugestões para celebrar a data. Nos próximos dias 21, às 16.00, e 22, às 15.00, inserido na programação de aniversário do Teatro Rivoli, que faz 91 anos, vão apresentar Como um Carrossel, uma reinterpretação de Como um Carrossel à Volta do Sol, texto escrito e encenado por João Paulo Seara Cardoso, em 2006. Este, conta “a história de uma menina que vai crescendo numa espécie de viagem, ao longo da qual muitas perguntas são lançadas e estimulam a sua relação com o mundo”, explicam. A peça será acompanhada de Língua Gestual Portuguesa.

'Pelos Cabelos' - Teatro de Marionetas do Porto
©Susana Neves'Pelos Cabelos' - Teatro de Marionetas do Porto

Em Fevereiro levam a cena, no Teatro de Belomonte, Pelos Cabelos, um espectáculo que parte das ilustrações de João Vaz de Carvalho e envereda por um lugar distante “quase extra terreno”, onde vivem personagens invulgares, “como o senhor cotão, o casal pincel, a mulher Pilar, o cão, a senhora nuvem e outros”. Pode ser visto de 4 a 19 de Fevereiro, em sessões aos sábados, às 19.00, e aos domingos, às 16.00. Em Março, entre os dias 23 e 26, no Teatro Helena Sá e Costa, é tempo de ver Frágil, um mundo onde às vezes uma coisa não é bem aquilo que parece e as regras que prevalecem são as da imaginação. As sessões para o público geral acontecem aos sábados e domingos, às 16h00. Os três espectáculos são para crianças maiores de três anos.

“Os espectáculos que serão exibidos já estrearam anteriormente e contam todos com a encenação de Isabel Barros. O Frágil, por exemplo, é um espectáculo muito especial para nós. Foi o João Paulo Seara Cardoso [antigo director artístico e fundador das Marionetas do Porto] que o começou e nós tivemos de o terminar quando ele faleceu, em 2010”, conta à Time Out, Sofia Carvalho, produtora da companhia. “O Pelos Cabelos terá música e animação do colectivo Husma e Como um Carrossel contará com a animação de João Apolinário e Francisco Magalhães”, justifica a produtora, a escolha das peças de entre o vasto repertório da companhia. 

'Frágil' - Teatro de Marionetas do Porto
susana_neves'Frágil' - Teatro de Marionetas do Porto

Depois de ver, fazer
Além dos espectáculos, há oficinas que os complementam. “Nuvens Cabeludas”, para pais e filhos maiores de três anos, vem na sequência de Pelos Cabelos e nela será possível revisitar algumas das personagens de “cabelos exuberantes”, além de escrever, desenhar, manipular ou dançar. Acontece nos dias 25 e 26 de Fevereiro, às 10.30, no Pólo Marionetas do Porto, na Quinta da Bonjóia. Quanto a “Frágil? Não!”, dedicada a crianças entre os seis e os 12 anos, ao longo de duas horas os participantes vão poder construir uma marioneta, passo a passo, sob a orientação de João Pedro Trindade, artista plástico e técnico de oficina, e de Micaela Soares, actriz residente. Esta, terá lugar no Teatro de Belomonte, de 4 a 11 de Março, sempre às 15.00. 

Ainda no mesmo mês, no dia 18 às 10.30, tem lugar no Pólo Marionetas do Porto “Livros partilhados, Livros Reinventados”, uma oficina pensada para pessoas portadoras de deficiência visual, onde o som e a imaginação são personagens principais. “As nossas oficinas funcionam como uma aproximação ao nosso trabalho. Mostram ao público o universo da companhia e, sobretudo, o que acontece fora do palco”, remata Sofia. 

Uma visita ao Museu das Marionetas do Porto, que este ano faz 10 anos, para admirar a exposição “Marionetas Contemporâneas: Criações e Discursos” é outra das sugestões no âmbito das celebrações. Aqui vai poder ver obras, marionetas e adereços que marcaram a história da companhia, bem como participar nas oficinas que acontecem, todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, sob marcação. Consistem na criação de uma luva-fantoche e num espaço onde se trabalha a voz e se fazem exercícios de vocalização, articulação e dicção. Os bilhetes para as oficinas e para os espectáculos podem ser adquiridos online aqui.

+ Rivoli faz 91 anos e celebra com música, dança, marionetas e performances

Últimas notícias

    Publicidade