A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
ribeira
© Marco Duarte

Há 53 actividades gratuitas para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Oficinas, visitas guiadas ou livres a monumentos e outras instituições, espectáculos de dança, representações teatrais e concertos são exemplos do que encontra entre as 53 propostas, todas elas gratuitas, que tem ao seu dispor para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, de acordo com o site da PortoLazer. Este ano, a festa na zona antiga da cidade, considerada Património Mundial pela UNESCO desde 1996, está marcada para dia 30. Arranca às 08.00 e estende-se até às 22.00.

Das mais de 50 actividades (algumas exigem inscrição prévia), destaque para oito oficinas, que vão do trabalho com azulejo ao teatro, um pedipaper nas ruas entre a Cordoaria e o novo Museu do Vinho do Porto — no qual serão exibidos dois filmes sobre barcos rabelos —, concertos em cenários históricos como a Igreja de São Bento da Vitória e da Sé Catedral, e teatro na praça.

Os vários percursos ao ar livre devem também ser considerados. Um deles vai percorrer a antiga Muralha Primitiva do Porto e explorar "vestígios arquitectónicos, segredos e histórias da cidade". O Baile dos Candeeiros, encenação concebida pela Companhia Radar 360 e produzida pela PortoLazer, será a responsável por encerrar as comemorações. O espectáculo, que bebe inspiração "em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60", será apresentado às 21.30 no Campo dos Mártires da Pátria.

A iniciativa, que resulta de uma colaboração da autarquia portuense com a Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, pretende ainda que este seja um dia "para reflectir, debater e apontar caminhos colectivamente, em três palestras que analisam a renovação e reabilitação urbanas, o turismo, a governança e a população". Consulte o programa completo aqui.

Vale a pena recordar que, oficialmente, o Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se a 28 de Março, mas já há alguns anos que, no Porto, é celebrado no sábado mais próximo da data, para que um número maior de pessoas possa participar.

+ A segunda edição do Forró Douro está de regresso ao Porto com música, dança e workshops

+ Open House Porto regressa em Junho para lhe mostrar o que nem sempre pode ver

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade