A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Habemos data: o Mercado do Bolhão reabre a 15 de Setembro

Fechado para obras de requalificação há quatro anos, o icónico Mercado do Bolhão voltará a abrir as portas a 15 de Setembro, anunciou hoje a Câmara Municipal do Porto.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Faltam precisamente 62 dias para a cidade do Porto voltar a ter o seu Bolhão. A data foi anunciada hoje pela Câmara Municipal do Porto (CMP), no mesmo dia em que o município apresentou, dentro do mercado, a nova marca deste espaço centenário, classificado como monumento de interesse público.

A reabilitação, da autoria do arquitecto Nuno Valentim Lopes, manteve “muitos dos azulejos originais, os florões e dentilhões recuperados, a escadaria, as ruas e toda a fachada original”, garante a CMP. De regresso estarão 62 comerciantes do mercado, aos quais se irão juntar mais 29, além de 27 inquilinos “históricos” e 12 estreantes, num total de 81 bancas, 38 lojas e dez restaurantes. Os espaços de restauração “assumem o compromisso de comprar os produtos nas bancas do mercado.”

O mercado de frescos ficará instalado no piso térreo, os restaurantes no piso superior e as lojas ficarão viradas para o exterior do edifício. Foi ainda criada uma praça na entrada da Rua Formosa onde será possível organizar eventos; uma ponte que faz uma ligação directa entre as ruas Alexandre Braga e Sá da Bandeira; uma nova entrada a partir da estação de metro; uma cave para descargas; e foram instalados elevadores entre os pisos.

Enquanto não chega o dia de matar saudades do Mercado do Bolhão, recorde o vídeo, divulgado em Junho de 2020 pela CMP, onde pode acompanhar uma visita guiada pelo arquitecto Nuno Valentim às obras de restauro do Mercado do Bolhão.

Últimas notícias

    Publicidade