A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Herói Local: Carolina Costa recebeu prémio para estudar o cancro colorrectal

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

Com apenas 21 anos, recebeu um prémio de 15 mil euros da Fundação Professor Ernesto Morais, no Porto, para financiar uma investigação sobre o cancro colorrectal. Carolina Costa está no quarto ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mas não era este o cenário que imaginava quando era criança. “Seguir medicina não foi um sonho”, diz, “mas com o passar dos anos percebi que era a única área que me poderia deixar verdadeiramente feliz”.

Integrou uma equipa de investigação, orientada pelos professores da FMUP Céu Figueiredo e José Carlos Machado, também investigadores no i3s, com o objectivo de estudar o cancro colorrectal, o segundo com maior taxa de mortalidade em ambos os sexos. “Queremos caracterizar o microbioma de doentes, as características do tumor e o tipo de resposta imune presente no microambiente tumoral, bem como estudar as relações entre estes”, descreve Carolina.

A investigação deverá durar um ano e poderá ter um impacto muito positivo no tratamento da doença. Assim, em 2020, e graças ao empenho de Carolina, o tratamento do cancro colorrectal, que atinge 40 habitantes em 100 mil, poderá ter uma cura mais fácil.

Sobre o prémio, a jovem investigadora refere que lhe abriu “precocemente as portas para o mundo da investigação, algo que é crucial na prática actual da medicina”.

+ 12 heróis do Porto com histórias que vale a pena conhecer

+ Coisas para fazer no Porto este mês

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade