Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Herói Local: Carolina Costa recebeu prémio para estudar o cancro colorrectal
Notícias / Vida urbana

Herói Local: Carolina Costa recebeu prémio para estudar o cancro colorrectal

Carolina Costa recebeu prémio para estudar cancro colorrectal
©João Saramago Carolina Costa recebeu prémio para estudar cancro colorrectal

Com apenas 21 anos, recebeu um prémio de 15 mil euros da Fundação Professor Ernesto Morais, no Porto, para financiar uma investigação sobre o cancro colorrectal. Carolina Costa está no quarto ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mas não era este o cenário que imaginava quando era criança. “Seguir medicina não foi um sonho”, diz, “mas com o passar dos anos percebi que era a única área que me poderia deixar verdadeiramente feliz”.

Integrou uma equipa de investigação, orientada pelos professores da FMUP Céu Figueiredo e José Carlos Machado, também investigadores no i3s, com o objectivo de estudar o cancro colorrectal, o segundo com maior taxa de mortalidade em ambos os sexos. “Queremos caracterizar o microbioma de doentes, as características do tumor e o tipo de resposta imune presente no microambiente tumoral, bem como estudar as relações entre estes”, descreve Carolina.

A investigação deverá durar um ano e poderá ter um impacto muito positivo no tratamento da doença. Assim, em 2020, e graças ao empenho de Carolina, o tratamento do cancro colorrectal, que atinge 40 habitantes em 100 mil, poderá ter uma cura mais fácil.

Sobre o prémio, a jovem investigadora refere que lhe abriu “precocemente as portas para o mundo da investigação, algo que é crucial na prática actual da medicina”.

+ 12 heróis do Porto com histórias que vale a pena conhecer

+ Coisas para fazer no Porto este mês

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Publicidade
Publicidade

Latest news