A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Importantes vestígios arqueológicos foram descobertos em Gaia

O grupo Fortera anunciou a descoberta de um "sítio arqueológico de grande importância histórica" nas obras do projecto Riverside, que será construído em Vila Nova de Gaia.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

No lugar de Regadas, em Vila Nova de Gaia, o grupo Fortera está a construir o Riverside, um projecto residencial com cerca de 590 fracções, numa área bruta de 44.200 metros quadrados. Esta segunda-feira, o grupo israelita anunciou que foi surpreendido pela descoberta de "um sítio arqueológico de grande importância histórica" neste empreendimento.

Foi encontrada "uma necrópole paleocristã e alti-medieval associada a um amplo conjunto edificado de carácter religioso-administrativo com elementos arquitectónicos monumentais", descreve a promotora imobiliária, em comunicado.

“Pretendemos salvaguardar os vestígios arqueológicos encontrados, pois os mesmos integram o património cultural, constituindo um meio para o conhecimento da história de Vila Nova de Gaia e de Portugal. É assim evidente a necessidade do reconhecimento por parte da sociedade contemporânea do valor do património arqueológico e a necessidade do seu estudo, preservação e fruição”, afirma Elad Dror, CEO do Grupo Fortera.

Em 2007 já havia sido realizada uma intervenção no local. Após a conclusão dos trabalhos, os arqueólogos propuseram como medida de salvaguarda a escavação integral do espaço, mas os trabalhos foram interrompidos em 2008. Quando adquiriu o terreno, em 2020, o Fortera contratou uma empresa especializada para mapear e relatar essas descobertas.

Agora, em colaboração com a Câmara de Gaia, a empresa quer desenvolver um espaço para visitação pública que valorize a história local. “Vamos analisar diferentes soluções que permitam a criação de um arqueossítio e centro interpelativo da Basílica Paleocristã de Gaia na zona de terreno onde se inserem os achados”, conclui o CEO do grupo.

+ Vestígios romanos foram descobertos em Vila Nova de Gaia

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade