[title]
Uma obra junto ao cais de Vila Nova de Gaia deixou visível um conjunto de estruturas do período romano, implantadas a curta distância da margem sul do rio Douro.
Os trabalhos, ainda em curso, estão a ser feitos por uma equipa de arqueólogos da ERA Arqueologia. Estas ruínas ainda não podem ser visitadas, uma vez que as obras estão a decorrer. Ainda não se sabe qual será o futuro destes achados, mas a equipa da ERA adianta que poderão representar "avanços relevantes no processo de conhecimento sobre o passado da região".
Os romanos chegaram ao território que hoje conhecemos como Vila Nova de Gaia por mar e por terra, através da estrada que ligava Olisipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga). São, por isso, numerosos os vestígios romanos que a arqueologia vai deixando a descoberto, nomeadamente nos castelos de Gaia e de Crestuma. Os vestígios da ocupação romana recentemente descobertos junto ao cais de Gaia ajudam a testemunhar a riqueza patrimonial do casco histórico da cidade. Veja as imagens:
Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a newsletter e receba as notícias no email.