A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

IndieJúnior 2019 traz seis dias de filmes e actividades para os mais novos

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

Se gosta de cinema e tem crianças na família, leia atentamente o que se segue. A terceira edição do IndieJúnior começa na terça-feira 29 e estende-se até 3 de Fevereiro. Neste festival de cinema há curtas e longas-metragens, documentários, filmes de animação e ficção e ainda actividades paralelas sempre a pensar nos mais novos.

A maior novidade desta edição é a secção dedicada ao cinema de colo, com o objectivo de criar "momentos de proximidade entre os bebés e as suas famílias", explica a organização. Assim, vão ser projectados filmes curtos, "em ambiente imersivo e confortável, sobre os amigos preferidos dos bebés - os animais". Tome nota: estas sessões, de entrada livre, acontecem nos dias 2 e 3, às 10.30, 11.15 e 12.00 no pequeno auditório do Teatro Rivoli.

Ainda no que diz respeito à programação pensada para a família, conte com a iniciativa O Meu Primeiro Filme. Para potenciar o encontro entre diferentes gerações, o festival convidou três adultos - a realizadora, jornalista e programadora Luísa Sequeira, o geógrafo Álvaro Domingues e a arquitecta Filipa Fróis - para falarem sobre um filme que marcou a sua infância.    

Os Meus VizinhosBicharocos por Todo o LadoA Terra de Perto e de LongeHorizontes aqui Tão PertoCasa, Escola, Cidade ou Lá Fora/Cá Dentro são alguns dos filmes com que pode contar. Alguns deles foram escolhidos por alunos de escolas do Grande Porto no âmbito da iniciativa Eu Programo Um Festival de Cinema. Afinal, este é um festival feito por crianças e para crianças.

Debates, oficinas e exposições: nem só de filmes se faz este festival

Mas há ainda quase duas mãos cheias de actividades para miúdos e graúdos. Na quinta-feira 30, às 18.30, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett vai falar-se sobre a importância das redes sociais na vida dos adolescentes no debate Youtubers – do meu quarto para o mundo, que com a presença do locutor de rádio César Nóbrega e da psicóloga Lígia Ferros. 

No mesmo auditório poderá ver diariamente, entre as 10.00 e as 16.30, uma exposição de fotografia que dá a conhecer os lugares preferidos dos espectadores. A entrada é gratuita.

Para exercitar a capacidade auditiva dos mais novos, a oficina Puzzle de Sons pode ser uma boa opção. À semelhança do programa da Rádio Zig Zag, o objectivo é que as crianças ouçam uma história e, depois, sejam capazes de a contar por palavras. A participação é gratuita, mas implica inscrição prévia (via radiozigzag@rtp.pt). Depois só tem de aparecer na sala de ensaios do Teatro Rivoli

Já depois do festival, no sábado 16 às 16.00, há um cine-concerto na Casa da Música. Ao longo deste espectáculo vão ser criadas bandas sonoras para grandes clássicos do cinema. A entrada custa 5€.

Todas as actividades se desdobram entre vários espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Casa das Artes e a Reitoria da Universidade do Porto. Consulte a programação completa e respectivos preços aqui e divirta-se. 

+ Os melhores museus para crianças no Porto

+ Os melhores pratos infantis em restaurantes de gente grande

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade