A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Iniciativa 'Os Hospitalários no Caminho de Santiago' tem recriações medievais e novidades

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Se a Feira Medieval de Matosinhos, por si só, não for motivo suficiente para o levar até à cidade, saiba que, este ano, o evento, que decorre entre 6 e 9 de Setembro, conta com mais um atractivo. A iniciativa Os Hospitalários no Caminho de Santiago terá uma nova vertente cultural, que vai permitir aos seus visitantes conhecer, pela primeira vez, o interior do Mosteiro de Leça do Balio e a exposição Monasterium km234, sobre os percursos e os hospitalários do Caminho de Santiago.

A relação existente entre a cidade, Santiago e as rotas das peregrinações religiosas em direcção ao túmulo deste Apóstolo, em Compostela - que se percebe, por exemplo, pela presença em Matosinhos de muitos "locais de abrigo e de protecção contra salteadores, lobos e intempéries" -, esteve na origem da ideia.

Além destas razões, o facto do Mosteiro de Leça do Balio, considerado Património da Humanidade pelos itinerários dos Caminhos de Santiago, se destacar entre os locais de acolhimento e assistência aos peregrinos, também pesou na equação.

“Reavivar memórias e tradições dispersas e em risco”, e “valorizar a peregrinação a Santiago e os seus testemunhos no concelho” são os objectivos da iniciativa. Além das visitas guiadas ao mosteiro, a autarquia vai realizar ainda uma recriação histórica, na envolvente deste monumento do gótico português, com bancas de artesanato, saltimbancos, música, mercados e tabernas medievais. 

+ Coisas para fazer no Porto em Agosto

+ Tudo o que pode fazer em Matosinhos

Últimas notícias

    Publicidade