A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Jantares temáticos. Brinde com vinho verde na companhia de Eça de Queiroz

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

A comida e a bebida assumem um papel central na obra de Eça de Queiroz, seja como pretexto para reunir as personagens no mesmo espaço ou para caracterizá-las através dos diálogos criados. A propósito dos 110 anos da demarcação da Região dos Vinhos Verdes, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) organiza este sábado 13 um jantar temático inspirado na ficção queirosiana na Casa do Vinho Verde, no Porto.

O arroz de favas, o frango louro assado no espeto e a salada temperada com azeite da serra - pratos imortalizados no romance A Cidade e as Serras - transportarão os participantes ao mundo de um dos grandes vultos literários do século XIX e à riqueza enogastronómica da região que influenciou a vida e a obra do escritor. A refeição será confeccionada pelo restaurante da Fundação Eça de Queiroz - Casa de Tormes.

Baião, terra de vinho verde por excelência, é o cenário ideal para iniciar a comemoração da publicação da carta de lei de 18 de Setembro de 1908 que permitiu a demarcação da região. Além de acompanhar os pratos do universo queirosiano com vinho verde, pode assistir a uma conversa entre o investigador Gonçalves Guimarães, autor do Prontuário Histórico do Vinho do Porto, e o arqueólogo e historiador Joel Cleto.

“À mesa com Eça de Queiroz” é o primeiro de três jantares-tertúlias baseados na história e literatura portuguesa do século XIX. O jantar custa 50€ por pessoa e requer uma inscrição prévia que depois será validada por e-mail pela CVRVV. O próximo jantar está agendado para 25 de Maio e parte da vida e obra de Camilo Castelo Branco. 

+ As caves do vinho do Porto que tem de conhecer

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade