Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As caves de vinho do Porto que tem de conhecer

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Caves Sandeman
©DR O gel foi produzido a partir de aguardente vínica

As caves de vinho do Porto que tem de conhecer

O vinho do Porto é um símbolo incontestável da região. Aqui tem uma lista com as caves de vinho do Porto que tem de conhecer

Por Patrícia Santos
Publicidade

Uma visita às caves de vinho do Porto, nas quais pode aprender sobre a história da região e do néctar divino que a consagrou (além de prová-lo, obviamente), vale sempre a pena. Caso precise de um motivo extra para pôr pernas ao caminho saiba que, esta terça-feira 10, se assinala o Dia do Vinho do Porto. Foi precisamente a 10 de Setembro de 1756 que nasceu a Real Companhia Velha e se instituiu a Demarcação da Região do Douro e Porto, pelo que não é de estranhar que esta tenha sido a data escolhida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), em 2014, para celebrar a bebida. Posto isto, comemore de cálice na mão. Aqui tem uma lista com as caves que tem de conhecer. Leia este artigo com moderação.

Recomendado: Adrian Bridge: “Se tiras a videira do vale do Douro não há nada lá"

As caves de vinho do Porto que tem de conhecer

Real Companhia Velha
Real Companhia Velha
© Cláudia Paiva

1. Real Companhia Velha

Atracções Edifícios e locais históricos Vila Nova de Gaia

A Real Companhia Velha tem 262 anos e está aí para as curvas. É em Vila Nova de Gaia que se encontram os armazéns onde o Vinho do Porto inicia o seu estágio de dez, 20, 30 ou mais anos... Neste 10 de Setembro encontra por lá uma programação e um menu especial no 17•56 Museu & Enoteca. Os visitantes serão recebidos com um cálice de vinho do Porto, oferecido por figurantes trajados à época da fundação da Companhia. Também gratuita é a entrada no Museu da 1.ª Demarcação que, neste dia, estará aberto com horário alargado, das 11.00 às 22.00.

Caso queira provar o menu especial, disponível por 50€ ao almoço e ao jantar, saiba que começa com uma entrada asiática: o ceviche nikkei do SHIKO Tasca Japonesa. O prato de peixe - um bacalhau grelhado com migas de feijão-frade, couve lombarda, azeitona e broa de milho caseira - é da autoria da Peixaria da Enoteca. Já o de carne, vazia com risoto de funcho e tomate seco, é obra do Reitoria.

Para a sobremesa, o chefe Jerónimo Pinto de Abreu, da Peixaria, preparou um folhado de maçã caramelizada com molho cremoso de toffee e rum. Todos os pratos harmonizam com vinhos escolhidos a dedo. Bom apetite.

Ramos Pinto - Porto & Douro Wine
Ramos Pinto - Porto & Douro Wine
© DR

2. Ramos Pinto - Porto & Douro Wine

Atracções Edifícios e locais históricos Vila Nova de Gaia

Esta casa exportadora de vinhos do Porto foi fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880. No museu, no qual é dado a conhecer o legado do fundador da empresa, é possível apreciar pósteres publicitários da Belle Époque, painéis de azulejos de 1909, mobiliário e utensílios da década de 1930 e o escritório de Ramos Pinto. No final, passeie pela cave e prove os vinhos.

Publicidade
Graham`s Port
Graham`s Port
© DR

3. Graham's Port

Atracções Edifícios e locais históricos Vila Nova de Gaia

Corria o ano de 1820 quando os irmãos William e John Graham fundaram esta empresa, que se viria a tornar numa das produtoras de vinho do Porto mais importantes. Se quiser conhecer cada detalhe desta casa emblemática, visite o Graham's Lodge, com um museu que lhe permite descobrir toda a história do vinho do Porto, assim como o envolvimento das famílias Graham e Symington no comércio da cidade. Neste centro de visitas encontra ainda uma fantástica garrafeira e o Vinum - wine bar e restaurante onde pode realizar provas.

Caves Sandeman
Caves Sandeman
©DR

4. Cave Museu Sandeman

Museus História Vila Nova de Gaia

Com 150 mil visitas por ano, os responsáveis pelas caves Sandeman decidiram que era oportuno criar um museu que contextualizasse e contasse a história de uma das marcas de vinho do Porto com mais impacto internacional. Como é óbvio, não falta uma explicação sobre Don, o mítico e misterioso senhor de preto do logótipo criado em 1928. Para quem não sabe, o Don tem vestida a típica capa dos estudantes portugueses e o sombrero espanhol na cabeça.

Publicidade
Taylor´s Port Wine
Taylor´s Port Wine
© DR

5. Taylor´s Port Wine

Atracções Edifícios e locais históricos Vila Nova de Gaia

Em 1692, Vila Nova de Gaia viu a Taylor's a abrir as portas e a tornar-se numa das mais ilustres casas produtoras de vinho do Porto. Criada há mais de três séculos, a Taylor’s - que se dedica em exclusivo à produção deste vinho - nunca quebrou a sua tradição familiar e detém uma das maiores reservas de vinhos raros envelhecidos em casco.

Croft Port
Croft Port
© DR

6. Croft

Atracções Edifícios e locais históricos Vila Nova de Gaia

Os vinhos do Porto Vintage, a gama de vinhos do Porto Reserva envelhecidos em madeira, e os Tawnies são alguns dos produtos estrela da empresa, fundada em 1588. Os interessados em conhecer as caves da marca (há visitas guiadas) e em ter a possibilidade de provar e levar para casa algumas garrafas, têm na sede da Croft um ponto de paragem obrigatório.

Publicidade

7. Caves Ferreira

Atracções Edifícios e locais históricos Vila Nova de Gaia

As Caves Ferreira nasceram em 1751 e isso significa que pode ficar a conhecer mais de 250 anos de história do Vinho do Porto. A Sogrape Vinhos – a empresa que detém as Caves Ferreira – assumiu desde início a vontade de manter as tradições e o património, e quem ganha são os visitantes. Porquê? Porque no final da visita têm direito a provar o que aqui se faz. Mas beba com moderação.

Cockburn's Caves
Cockburn's Caves
©DR

8. Cockburn's - Caves do Vinho do Porto

Atracções Edifícios e locais históricos Vila Nova de Gaia

As caves de vinho do Porto da Cockburn's, em Vila Nova de Gaia, são consideradas as maiores da zona. É impossível não nos sentirmos minúsculos por entre as filas e filas e barris de carvalho que ocupam os grandes armazéns, já que esta é também considerada a maior colecção de barris de carvalho no Porto.

Mais sítios para beber no Porto

sangria de pepino xico queijo
©João Saramago

Três sítios para beber sangria no Porto

Restaurantes Restaurantes

Há muito para descobrir no universo das sangrias. Se está farto das combinações de sempre, tome nota destes três sítios onde, com mais ou menos inovação, há exemplares originais e carregados de bons sabores.

Publicidade
Três sítios para beber mojitos no Porto
© DR

Três sítios para beber mojitos no Porto

Bares

Parece que o sol veio mesmo para ficar. Saia de casa, vá fazer a fotossíntese e desfrute do astro-rei de copo na mão. A nossa sugestão para este domingo ensolarado leva rum, limão, água com gás e folhas de hortelã. Aqui tem três sítios para beber mojitos no Porto.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade