Cinco garrafeiras no Porto que tem de conhecer

É de bom tom levar uma garrafa de vinho sempre que for convidado para jantar. Aqui estão cinco garrafeiras no Porto que tem de conhecer

João SaramagoA garrafeira Garage Wines fica em Matosinhos

Umas mais antigas, outras mais recentes, com vinhos novos, ou com vinhos que já cá andam há muitos mais anos que si, caro leitor. Aqui estão cinco garrafeiras na Invicta que tem de conhecer, com prateleiras cheias de vinhos do Porto, licores, gins e whiskeys, e gente bem entendida no assunto atrás do balcão. 

Cinco garrafeiras no Porto que tem de conhecer

Garrafeira do Carmo

Conhecida por muitos como a catedral do vinho do Porto – por causa da grande quantidade e variedade de garrafas deste produto, algumas vintage, datadas desde 1834, raras e preciosas –, nesta garrafeira também se vendem vinhos de regiões como o Douro, Alentejo, Dão ou Bairrada; vinhos licorosos; e muitas bebidas espirituosas, umas nacionais, outras importadas. Fundada em 1990, aparece com frequência em guias internacionais, por isso, não estranhe se por lá encontrar turistas de outras paragens.

Ler mais
Clérigos

Tio Pepe

O conhecimento é grande entre estas paredes. Fundada em 1986, mas com uma experiência que remonta ao início da década de 1940, a garrafeira Tio Pepe vai na terceira geração dentro da família Cândido da Silva. Destacam os vinhos do Porto, para os quais têm um espaço independente para provas, com condições ambientais ideais e onde poderá encontrar garrafas desde 1900 até anos mais recentes. O atendimento é personalizado e o aconselhamento profissional.

Ler mais
Pinheiro Manso
Publicidade

Garage Wines

Garage wines (traduzindo à letra, “vinhos de garagem”) é uma expressão usada para designar vinhos produzidos propositadamente em pequenas quantidades, com uvas de alta qualidade que, consequentemente, dão origem a vinhos excelentes. As pequenas instalações em que são produzidos são, então, chamadas de garagens. Desde 2003, esta garrafeira em Matosinhos vende, como já deve ter percebido, vinhos alternativos e menos conhecidos. Não há corredores infindáveis cheios de garrafas mas há mais de 500 referências que o vão deixar boquiaberto e a pedir por mais.

Ler mais
Matosinhos

Wine O’Clock

Há uma década instalada a escassos metros da praia, esta garrafeira em Matosinhos não é uma qualquer. Além das mais de duas mil referências de vinho, nacionais e estrangeiras, têm ainda acessórios para venda, uma área preparada para receber cursos e workshops, serviço personalizado e muitos livros e revistas sobre o assunto. Além dos vinhos de mesa, a Wine O’Clock tem ainda muitos champanhes, espumantes, gins e whiskeys à disposição.

Ler mais
Matosinhos
Publicidade

Copo d'Uva

Vinhos, sobretudo, mas também compotas, azeites, bolachas, conservas, chocolates, queijos e muito mais. A Copo D'Uva, garrafeira e mercearia gourmet, fica no Quarteirão de Miguel Bombarda, e tem tudo o que é preciso para rechear a despensa. À frente do negócio está José Silva, há mais de 40 anos ligado ao comércio do vinho, com quem pode tirar dúvidas sobre que vinho escolher para beber no local ou levar para casa.

Ler mais
Cedofeita

Mais lojas para conhecer no Porto

As melhores mercearias e supermercados do mundo no Porto

Adora os chocolates e refrigerantes americanos e o pão de queijo brasileiro? Não passa sem os temperos asiáticos e quer provar todos os enchidos da Europa de Leste? Então, esta lista é para si. Conheça as melhores mercearias e supermercados do mundo no Porto e encha a despensa como se tivesse vindo de viagem.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana

Os melhores sítios para comer queijo no Porto

É um tema nada consensual, é um facto. E um assunto da máxima seriedade, para quem gosta verdadeiramente de queijo. De Portugal, Espanha, França ou Itália, há vários exemplares para conhecer. Tome nota dos melhores sítios para comer queijo no Porto.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana
Publicidade

Os melhores doces tradicionais do Porto

Não há quem resista à nossa doçaria, isso é certo. Por isso, passámos uma rasteira à diabetes e qualquer tipo de dieta, e percorremos o distrito em busca dos melhores doces tradicionais do Porto.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana

Comentários

0 comments