A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Tia Tia
©DRTia Tia

Os melhores sítios para beber vinhos naturais no Porto

Dos brancos aos tintos, passando pelos rosés, orange wines e espumantes, a oferta é grande e variada. Conheça os melhores sítios para beber vinhos naturais no Porto.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Os vinhos naturais estão a tomar de assalto a cidade. Um pouco por todo o lado proliferam espaços que lhes são dedicados. Dos brancos aos tintos, passando pelos rosés, orange wines e espumantes, a oferta é grande e variada. Assim como os petiscos que os acompanham, sejam tábuas de queijos e enchidos ou pratos mais robustos com influências de outros cantos do mundo. Se não sabe o que fazer ao fim-de-semana ou como aproveitar um final de tarde depois de um dia de trabalho, pegue nesta lista e vá brindar com estes vinhos naturais, produzidos com pouca intervenção humana, onde a uva é o principal e único ingrediente. 

Recomendado: Cinco garrafeiras no Porto que tem de conhecer

Os melhores sítios para beber vinhos naturais

  • Restaurantes
  • Baixa

O nome Tia Tia, com o qual baptizaram o restaurante na rua do Almada, aberto desde Novembro de 2021, não surgiu ao acaso. “É o início do nome do Tiago [Feio] e o fim do meu, Cátia”, ri Cátia Roldão. Ambos com experiência de vários anos na restauração — Cátia foi sócia do restaurante Pedro Limão e Tiago, chef há vários anos, passou uma longa temporada em Lisboa, onde esteve à frente de restaurantes como o Leopold e o Seia —, decidiram tentar a sorte a norte. “Pensámos logo em vinhos naturais que, no Porto, ainda estão a dar os primeiros passos. Queríamos que este espaço fosse uma espécie de wine bar com comida simples e clientes espontâneos, que passam por aqui para beber um copo de vinho ao final da tarde”, diz o chef. No menu há vinhos naturais portugueses e estrangeiros e coisas boas para comer.

 

  • Restaurantes
  • Cedofeita

Apresentam-se como um “bar de vinhos naturais, com uma comida simples, quente e afectiva” e todas as semanas têm quatro vinhos a copo sugeridos (um tinto, um branco, um orange e um clarete, por exemplo), mas há mais de 40 referências que podem ser pedidas à garrafa ou, até, levadas para casa, de produtores nacionais ou estrangeiros. “Temos também vários cocktails e uma carta de vermutes artesanais e de pequenos produtores”, explica Gustavo. Boas sugestões para acompanhar a comida de conforto de Gabriela. O menu é curto mas apetitoso. Sopa cremosa de cogumelos; pão de azeitonas de fermentação natural, acompanhado por hummus picante de feijão frade; bolinhos de bacalhau com queijo; panquecas de espinafre enroladas em ragu de alheira; moqueca de peixe com arroz de farofa de banana ou pasta casarecce com tomate seco, rúcula, azeitonas e ricota são só alguns dos pratos que por lá pode encontrar. 

 

Publicidade
  • Restaurantes
  • Baixa

É um espaço ecléctico, onde cabe uma loja de roupa e um bar de vinhos naturais. Têm cerca de 40 referências de produtores portugueses, entre brancos, tintos, orange wines, rosés e espumantes, de marcas como Frey, João Pato, Rufia, Menina d’Uva ou Aparte. São frequentemente acompanhadas pelos produtos transmontanos que os donos e irmãos, César e João, trazem da terra natal, lá para os lados de Mirandela. Há queijos, azeitonas, nozes, doces, mel e frutas da época para petiscar, mas também uma ementa se a fome apertar. Nela aparecem, entre muitas outras coisas, pães de fermentação lenta regados com azeite de Trás-os-Montes, brioches com pasta de azeitonas, pães com manteiga caseira e mel de rosmaninho e outros pratos mais compostos, como os ovos escalfados com presunto paleta 100% bolota, espargos e pão de fermentação natural.

  • Restaurantes
  • Cedofeita
  • preço 1 de 4

Os vinhos naturais são, para muitos, um admirável mundo novo. Jorge, o dono da Cave Bombarda, garrafeira especializada em vinhos naturais, biodinâmicos e com pouca intervenção humana, que fica no Centro Comercial Bombarda, leva, quem cruza a sua porta, numa viagem que atravessa Portugal, de norte a sul. E há uma razão de ser: num país tão pequeno como o nosso convivem uvas, solos e climas bem diferentes, que criam vinhos muito diversificados. Assim sendo, por lá vai encontrar brancos, tintos, oranges, rosés, espumantes, cidras e licorosos. Se se sentir perdido no meio de tanta oferta, peça-lhe ajuda. Ele terá todo o gosto em contar-lhe a história de um ou outro vinho.

Publicidade
  • Bares
  • Bonfim

Tem vinhos naturais, cidras, café de filtro, sanduíches para devorar a todas as horas, livros para consulta e é amigo dos animais. Se motivos faltassem para fazer uma visita a este café na rua do Morgado de Mateus, aqui os tem de sobra. Para acompanhar as bebidas, têm portentosas sanduíches com queijo e salame italianos; pratos de alcachofra com stracciatella; burrata com fava, rúcula e pesto; e muitos outros com combinações invulgares. Volta e meia acolhem noites de cinema. É ficar atento às redes sociais.

  • Restaurantes
  • Ribeira

A música é um dos elementos deste casamento a três, onde a comida e a bebida também entram. Neste espaço na rua dos Mercadores, ouve-se música ao vivo, bebem-se vinhos naturais, petiscam-se tábuas de queijos e enchidos e põe-se em dia a conversa entre amigos. O Mariage à Trois foi um dos primeiros sítios na cidade a servir vinhos naturais e a acompanhá-los há muita coisa. Conte com hambúrgueres vegetarianos, conservas, queijos de Nisa, Azeitão ou Melgaço, fumeiro do Barroso, cecina de Léon, alheiras grelhadas e chouriças assadas. Bom apetite.

Publicidade
  • Bares
  • Enotecas
  • Baixa

Abriu em Agosto de 2020 com uma vasta oferta de vinhos naturais, orgânicos ou biodinâmicos, sem químicos ou outros aditivos e todos de pequenos produtores. São 250 no total e todos os dias há coisas diferentes para provar a copo, portuguesas ou de outros países. Para que tanta bebida não caia em estômago vazio, há tostas, tábuas e uns bolinhos de bacalhau tradicionais e caseirinhos que pode pedir com um copo de vinho.

Beber com moderação

  • Bares

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

  • Coisas para fazer

Não há nada como o prazer de beber uma cerveja acabada de tirar. De preferência em boa companhia, idealmente num bar com muitas torneiras de onde brotam diferentes néctares de lúpulo e malte, especialmente quando servidos por quem percebe do assunto e nos sabe aconselhar. Mas o pior, pelo menos por agora, já passou. E nas esplanadas servem-se cervejas ao povo sedento de álcool e convívio. Nos últimos dias têm estado cheias, e ainda bem. Precisam de fregueses. Vamos dizer-lhe onde deve sentar-se para beber cerveja da boa, da artesanal, nas ruas e jardins secretos do Porto.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Publicidade
  • Bares

Um cocktail sabe sempre bem, especialmente depois da hora do expediente. Então, se estiver rodeado pela família e pelos amigos, a bebida cai ainda melhor. Consulte esta lista com os melhores sítios para beber cocktails de autor no Porto até ao fim e, depois, beba à sua saúde, mas com moderação. A oferta é grande e variada, assim como a criatividade dos nossos barmen.

Além de tudo isto, a maior parte dos espaços tem um bom menu de comida para acompanhar. Se quiser algo diferente quando a fome apertar, vá provar os melhores petiscos da cidade ou reserve uma mesa num restaurante de comida tradicional.  

Recomendado: Os melhores bares no Porto 

  • Bares
  • Cervejaria artesanal

Não nos opomos à barriga de cerveja – é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos. Se é para beber um fino, que seja como deve ser. Não se perca e vá atestar o depósito a um dos melhores bares de cerveja no Porto. Todos eles especialistas em cerveja artesanal, quer seja de marca própria, ou de outras portuguesas e internacionais. Em muitos destes espaços, também pode comprar cerveja para levar para casa. Como são o acompanhamento perfeito para uma boa francesinha ou um cachorrinho, fique a saber que, actualmente, há mais de 150 marcas de cerveja artesanal portuguesa. 

Recomendado: Os melhores bares no Porto

Publicidade
  • Bares
  • Bares de hotéis

Desperte o James Bond que há em si e aproveite, já que tem muitos bons hotéis na cidade, para inovar e fingir que é uma pessoa diferente...um espião secreto, uma cantora de ópera conhecida que está de passagem pela cidade, um galerista famoso de Nova Iorque...

Porquê? Pense connosco, os melhores bares de hotel no Porto atraem pessoas bem dispostas (porque estão de férias) e interessantes (porque a probabilidade de serem de outro país é grande). Se está farto de ir beber um copo aos locais habituais, arrisque uma saída diferente. E depois diga-nos como correu.

Recomendado: Os melhores bares no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade