A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Literatura em Viagem regressa a Matosinhos em Maio

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

A 13ª edição do LeV - Literatura em Viagem acontece de 10 a 12 de Maio, no Teatro Constantino Nery, em Matosinhos. O tema deste ano é "A última viagem". 

O festival literário vai contar com convidados como Alan Hollinghurst, vencedor do Man Booker Prize, Michael Cunningham, vencedor do Prémio Pulitzer, e Frederico Lourenço, que arrecadou o Prémio Pessoa. 

Para falar sobre a temática desta edição, também foram convidados Carlos Fiolhais, Fernando Dacosta, Fernando Ribeiro, Fernando Vendrell, Helena Vasconcelos, João Canijo, José Milhazes, Mário Correia e Rui Tavares. Segundo a Câmara Municipal de Matosinhos, os autores vão participar em "entrevistas e conversas com temas que incluem viagens extraordinárias que terminam em Portugal, o desaparecimento de Sacadura Cabral ou as vicissitudes da conquista do espaço".

O primeiro dia do festival vai contar com Levezinho, uma actividade que vai levar as escritoras Inês Botelho e Raquel Patriarca às escolas do concelho de Matosinhos e, no mesmo dia, no Salão Nobre da Câmara Municipal, está marcada uma conferência inaugural.

Durante a manhã de sábado, na Biblioteca Municipal de Matosinhos, há uma oficina de tradução, orientada por Nuno Quintas. À tarde Silvino Évora fará uma sessão de leitura. 

No âmbito do evento vai ainda acontecer o espectáculo, realizado no contexto do programa internacional CELA (Connecting Emerging Literary Artists), Na tua ou na minha língua, com os autores e tradutores Fabio Guidetti, Maud Vanhauwaert, Pedro Viegas, Simone Atangana Bekono e Xénon Cruz.

Paralelamente, entre 6 e 12 de Maio, o LeV vai organizar uma residência dramatúrgica com vários autores de países lusófonos. Caplan Neves, Fabio Brandi Torres, Jorge Louraço, Inmaculada Alvear, Cecília Ferreira e Luís Miguel Cruz vão marcar presença. Durante este período, os dramaturgos vão visitar escolas do concelho e criar textos originais. A 11 de Maio vai poder assistir a uma leitura encenada de uma das peças escritas durante a residência.

+ Feira do Livro do Porto vai homenagear Eduardo Lourenço

+ As melhores livrarias no Porto

+ Mercado Bom Sucesso. Compre um metro de livros por 5€ ou um quilo por 3€

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade