A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Ciência
© Lucas Vasques / UnsplashIniciativa vai receber um financiamento de 400 mil euros

Maia vai ter um laboratório de biologia e saúde para os mais jovens

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Pôr os jovens em contacto com a ciência e a biologia são os objectivos do novo laboratório da Maia que, a partir de Setembro, estará instalado na Quinta da Gruta. O projecto, que vai dar vida ao Laboratório Aberto de Biologia e Saúde da Maia, conta com o apoio do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), da farmacêutica Bial e da autarquia do município.

A iniciativa, pensada para os alunos do concelho, do pré-escolar ao secundário, será complementar ao ensino das ciências nas escolas. “Informar os mais jovens sobre doenças como a diabetes e o cancro, ensinando-lhes, de forma dinâmica, bons hábitos na alimentação e outras rotinas importantes para o rastreio, diagnóstico e prevenção”, será o foco das actividades que se irão desenvolver no laboratório.

A importância deste projecto, segundo Luís Cirnes, investigador do IPATIMUP e responsável pela direcção científica do laboratório, traduz-se na capacidade de estimular a curiosidade dos mais jovens pela ciência, através de métodos e técnicas experimentais.

“Maia, crescer com Ciência” é o nome do projecto no qual o laboratório, que receberá 50 mil euros por ano da autarquia, está integrado. Os equipamentos e a direcção científica desta unidade estão a cargo do IPATIMUP e da Bial.

+ Investigadores do Porto criam produto para combater doenças em peixes de aquacultura

A melhor tese de doutoramento da Europa é de uma investigadora do Porto

+ Investigadores do Porto estudam proteína que pode tratar Alzheimer

Últimas notícias

    Publicidade