A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Mariana, a Miserável lança primeiro livro este sábado na Ó! Galeria

É o culminar de dez anos a ilustrar a tristeza. O livro vai ser apresentado no dia 26 de Setembro e os desenhos originais vão estar em exposição até 14 de Outubro.

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Na era em que somos bombardeados com imagens que enaltecem a felicidade e a perfeição constantes e que, inevitavelmente, nos tornam vulneráveis à comparação com os outros, deixar a tristeza escorrer pelos olhos é um gesto revolucionário. Desde 2010, Mariana Santos, mais conhecida como Mariana, a Miserável, vem reclamando um lugar de fala para a tristeza e o choro através de ilustrações carismáticas, leves e honestas.

Depois de dez anos a explorar este tema, a ilustradora apresenta o seu primeiro livro, Meninos das Lágrimas, no sábado, 26 de Setembro, às 16.30, na Ó! Galeria. A publicação tem a chancela da Editora Número e é uma compilação de “imagens desligadas umas das outras cujo único denominador comum é o choro”, revela a Ó! em comunicado de imprensa. 

O livro de ilustração, realizado ao longo de três anos, pode ser visto como um “exercício de contemplação”, de acordo com a artista. “É uma espécie de catálogo que pretende dar espaço de atenção à tristeza, à vulnerabilidade e ao que faz de nós mais humanos e menos máquinas", elabora. 

Nos últimos anos, Mariana, a Miserável tem participado em diversas exposições individuais e colectivas na Ó! Galeria. É por lá também que serão mostrados os desenhos originais do livro, que ficam em exposição entre sábado e 14 de Outubro.

Quem quiser adquirir o livro poderá fazê-lo, também a partir de sábado, junto da Editora Número. Os portes de envio são grátis para todo o território nacional.

Meninos das Lágrimas
© João Azevedo/Cismo
Meninos das Lágrimas
© João Azevedo/Cismo

+ 12 exposições a não perder no Porto

Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade