A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Matosinhos: há um novo programa turístico que destaca a arquitectura nacional

"Turismo & Arquitectura" é o nome da iniciativa que disponibiliza, entre outras actividades, itinerários pelas obras de Álvaro Siza, Souto de Moura e Carrilho da Graça.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Existem várias maravilhas arquitectónicas espalhadas por Matosinhos que merecem uma visita. Como forma de "reinventar o turismo" e criar novas atracções na cidade, o Turismo de Portugal e a Casa da Arquitectura juntaram-se para lançar o programa Turismo & Arquitectura

Entre os objectivos do projecto está a criação de itinerários que vão levar o público a conhecer as obras de três mestres de arquitectura portugueses: Álvaro Siza Vieira, Souto de Moura e Carrilho da Graça. 

Será também criado um itinerário por regiões, "com conjuntos de visitas que abrangem edifícios icónicos, reabilitações, edifícios premiados, obras de arte em espaço público e referências a obras contemporâneas de arquitectos reconhecidos e em ascensão", explica o Turismo de Portugal, em comunicado. 

Ainda neste contexto, será lançado o Atlas da Arquitectura em Portugal, um conteúdo em formato digital e interactivo, onde vão estar catalogados cinco dezenas de edifícios de referência, "com a possibilidade de pesquisa por autores, categorias ou itinerários, quer através do Visit Portugal, quer no site da Casa da Arquitectura". 

O programa fica completo com a promoção de diferentes eventos nacionais e internacionais relacionados com a arquitectura. Por exemplo, em Portugal, a entidade destaca as Casas Abertas no Porto e em Lisboa, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, exposições e um Encontro de Turismo Cultural, entre outras iniciativas.

Já a nível internacional, está prevista a participação em eventos como a Bienal de Veneza, Bienal de São Paulo, Bienal de Chicago, Congresso UIA e Festival Internacional de Arquitectura, entre outros, de modo a dar a conhecer "o estado da arte da arquitectura portuguesa".

+ Há uma nova exposição sobre arquitectura portuguesa para visitar em Matosinhos

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade