A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Na Mescla, há gravura para todas as idades

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Foi durante uma residência artística que Alexandra Rafael, de 29 anos, se cruzou com Tomás Dias, de 60 – técnico de gravura há 39. Ali nasceu uma cumplicidade que, aliada à falta de sítios para fazer gravura no Porto, culminou na criação da Mescla, oficina inserida na Quadrícula, espaço partilhado com uma sala de coworking e uma sala de eventos. “Grande parte dos artistas da velha guarda não quer largar o mestre Tomás”, brinca Alexandra Rafael. “Mas também temos jovens criadores a vir cá”.

A Mescla abriu em Março e funciona em três frentes: Nós fazemos, para trabalhos por encomenda realizados pela equipa residente; Vem fazer, o aluguer do espaço para trabalhar em criações próprias e organizar workshops, tertúlias ou palestras; e Vem aprender, onde cabem os cursos mensais de serigrafia, calcografia e litografia para turmas com um mínimo de cinco participantes e um máximo de dez.

Na oficina organizam-se as Seriterças, Calcoquartas e Litoquintas, sendo que “a serigrafia é o tema mais popular”, nota Alexandra. Não é preciso ter conhecimentos prévios: todos os cursos começam no nível I. E além dos cursos mensais que começam nos 110€, também há workshops avulso a partir de 30€.

Actualmente, a Mescla tem parcerias com escolas artísticas como a Escola Superior de Media Arts e Design (ESMAD) e a Árvore, e quer pôr miúdos e graúdos com as mãos na massa. “Em vez de fazer a calcografia sobre chapa, imprimimos com pacotes de leite, e na litografia usamos papel de alumínio em vez da pedra”, explica Alexandra. A porta da oficina está aberta a todos com uma única condição: vontade de aprender e trabalhar. Pode começar já este mês, com Animaserigrafia, um workshop de serigrafia com técnicas de animação aos sábados, com o artista plástico Ícaro.

+ RAMPA: Um novo palco para a arte da cidade e do mundo

+ Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade