Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Na Mescla, há gravura para todas as idades
Notícias / Arte

Na Mescla, há gravura para todas as idades

Alexandra Rafael e Tomás Dias criaram o projecto
© DR Alexandra Rafael e Tomás Dias criaram o projecto

Foi durante uma residência artística que Alexandra Rafael, de 29 anos, se cruzou com Tomás Dias, de 60 – técnico de gravura há 39. Ali nasceu uma cumplicidade que, aliada à falta de sítios para fazer gravura no Porto, culminou na criação da Mescla, oficina inserida na Quadrícula, espaço partilhado com uma sala de coworking e uma sala de eventos. “Grande parte dos artistas da velha guarda não quer largar o mestre Tomás”, brinca Alexandra Rafael. “Mas também temos jovens criadores a vir cá”.

A Mescla abriu em Março e funciona em três frentes: Nós fazemos, para trabalhos por encomenda realizados pela equipa residente; Vem fazer, o aluguer do espaço para trabalhar em criações próprias e organizar workshops, tertúlias ou palestras; e Vem aprender, onde cabem os cursos mensais de serigrafia, calcografia e litografia para turmas com um mínimo de cinco participantes e um máximo de dez.

Na oficina organizam-se as Seriterças, Calcoquartas e Litoquintas, sendo que “a serigrafia é o tema mais popular”, nota Alexandra. Não é preciso ter conhecimentos prévios: todos os cursos começam no nível I. E além dos cursos mensais que começam nos 110€, também há workshops avulso a partir de 30€.

Actualmente, a Mescla tem parcerias com escolas artísticas como a Escola Superior de Media Arts e Design (ESMAD) e a Árvore, e quer pôr miúdos e graúdos com as mãos na massa. “Em vez de fazer a calcografia sobre chapa, imprimimos com pacotes de leite, e na litografia usamos papel de alumínio em vez da pedra”, explica Alexandra. A porta da oficina está aberta a todos com uma única condição: vontade de aprender e trabalhar. Pode começar já este mês, com Animaserigrafia, um workshop de serigrafia com técnicas de animação aos sábados, com o artista plástico Ícaro.

+ RAMPA: Um novo palco para a arte da cidade e do mundo

+ Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments