A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte
DR

Na noite da Revolução, olha-se para o jornalismo através do teatro

Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte adaptou ‘A Noite’, de José Saramago. Peça é apresentada a 25 de Abril no Teatro Constantino Nery.

Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Publicidade

A história passa-se na redacção de um jornal próximo do regime do Estado Novo, durante a madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974. Os jornalistas são confrontados com informações sobre um possível golpe e é preciso decidir o que vai ser noticiado e de que forma será feito. Um teste à profissão, em tempos dominados pela censura, mas também pela vontade de voltar à liberdade. A Noite é uma adaptação teatral do texto de José Saramago e vai ser apresentada pelo Grupo de Teatro Jornalistas do Norte a 30 de Abril, no Teatro Municipal Constantino Nery, em Matosinhos. 

Mais do que uma simples peça, será uma oportunidade para reflectir e "sublinhar o papel dos jornalistas na Revolução e, ao mesmo tempo, discutir o estado actual da imprensa, a desinformação e a democracia, pelos olhos dos próprios jornalistas", refere a sinopse da peça. O espectáculo está inserido no ciclo A Noite: cenas da Revolução de 25 de Abrilintegrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril.

O Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte é composto por 14 jornalistas reais, profissionais no activo, jovens e veteranos. A adaptação do texto foi feita pelos jornalistas Simão Freitas e João Gaspar e a encenação ficou a cargo de Jorge Louraço Figueira e Leonor Wellenkamp Carretas. 

A estreia de A Noite está marcada para a 01.00 de 25 de Abril, havendo ainda mais duas sessões em Matosinhos, no dia 27 de Abril (21.30) e no dia 28 de Abril (16.00). Os bilhetes podem ser comprados online. Mais tarde, a 30 de Abril, a peça é apresentada no Teatro de Vila Real, sendo que a digressão vai ainda passar por Ourém, Coimbra, Aveiro, Leiria e Santarém.

Avenida Serpa Pinto, 218 (Matosinhos). 25 de Abr, Qui, 01.00, 27 de Abr, Sáb, 21.30 e 28 de Abr, Dom, 16.00. 7€

+ As peças de teatro para ver esta semana

+ As melhores coisas para fazer no Porto em Abril

Últimas notícias

    Publicidade