A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
city life index
Time Out Portugal

Não se esqueça: a hora muda este fim-de-semana

No próximo domingo, 28 de Março, voltamos ao horário de Verão. São boas notícias para quem anseia por mais uma hora de sol.

Por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O horário de Verão chega este fim-de-semana. À 01.00 da madrugada de domingo, 28 de Março, os relógios adiantam-se uma hora: passam a ser 02.00 – nos Açores, a mudança acontece mais cedo, à meia-noite.

Aplicada em plena Primeira Guerra Mundial, para economizar energia e combustível, a ideia de adiantar o relógio uma hora no Verão para aproveitar a luz natural remonta a 1784. O denominado Daylight Saving Time foi sugerido pela primeira vez por Benjamin Franklin, numa carta publicada no The Journal of Paris, em que defendeu a rentabilização da hora solar com recurso a cálculos sobre a quantidade de velas que seriam poupadas se fôssemos todos mais madrugadores.

Anos mais tarde, em 1905, o construtor britânico William Willet voltou a sugerir o adiantamento dos relógios, mas foi na Alemanha – e não em Inglaterra – que o horário de Verão foi adoptado pela primeira vez, a 30 de Abril de 1916. Portugal começou a respeitar a mudança de hora nesse mesmo ano, embora tenha interrompido a prática inúmeras vezes.

O actual regime de mudança da hora é regulado por uma directiva europeia de 2000, segundo a qual todos os anos ocorre a mudança de hora bianual. Em 2018, a Comissão Europeia propôs a sua revisão, na sequência de uma consulta pública realizada durante o Verão e na qual 84% dos inquiridos afirmaram estar a favor de se acabar com as mudanças de hora sazonais.

A posição do governo português quanto à possível abolição do horário bi-anual tem sido a de manter o regime ainda em vigor, mas continua a aguardar-se a posição do Conselho da União Europeia. Inicialmente previa-se que a última mudança de hora ocorreria já este ano, mas devido à pandemia a decisão final ainda não foi anunciada, como esclarece o Observatório Astronómico de Lisboa.

+ Sites para quem está aborrecido e quer passar o tempo

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade