A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
city life index
Time Out Portugal

Não se esqueça: a hora muda este fim-de-semana

No próximo domingo, 28 de Março, voltamos ao horário de Verão. São boas notícias para quem anseia por mais uma hora de sol.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O horário de Verão chega este fim-de-semana. À 01.00 da madrugada de domingo, 28 de Março, os relógios adiantam-se uma hora: passam a ser 02.00 – nos Açores, a mudança acontece mais cedo, à meia-noite.

Aplicada em plena Primeira Guerra Mundial, para economizar energia e combustível, a ideia de adiantar o relógio uma hora no Verão para aproveitar a luz natural remonta a 1784. O denominado Daylight Saving Time foi sugerido pela primeira vez por Benjamin Franklin, numa carta publicada no The Journal of Paris, em que defendeu a rentabilização da hora solar com recurso a cálculos sobre a quantidade de velas que seriam poupadas se fôssemos todos mais madrugadores.

Anos mais tarde, em 1905, o construtor britânico William Willet voltou a sugerir o adiantamento dos relógios, mas foi na Alemanha – e não em Inglaterra – que o horário de Verão foi adoptado pela primeira vez, a 30 de Abril de 1916. Portugal começou a respeitar a mudança de hora nesse mesmo ano, embora tenha interrompido a prática inúmeras vezes.

O actual regime de mudança da hora é regulado por uma directiva europeia de 2000, segundo a qual todos os anos ocorre a mudança de hora bianual. Em 2018, a Comissão Europeia propôs a sua revisão, na sequência de uma consulta pública realizada durante o Verão e na qual 84% dos inquiridos afirmaram estar a favor de se acabar com as mudanças de hora sazonais.

A posição do governo português quanto à possível abolição do horário bi-anual tem sido a de manter o regime ainda em vigor, mas continua a aguardar-se a posição do Conselho da União Europeia. Inicialmente previa-se que a última mudança de hora ocorreria já este ano, mas devido à pandemia a decisão final ainda não foi anunciada, como esclarece o Observatório Astronómico de Lisboa.

+ Sites para quem está aborrecido e quer passar o tempo

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade