A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Dia Mundial da Poesia assinala-se a 21 de Março e na cidade do Porto há poemas espalhados pelas ruas
DR

No Dia Mundial da Poesia, há versos espalhados pelas ruas do Porto

Dia Mundial da Poesia é assinalado com versos espalhados pelas ruas. Iniciativa lança primeira edição do Festival Internacional de Poesia do Porto.

Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Publicidade

O Dia Mundial da Poesia assinala-se esta quinta-feira, 21 de Março, e poderá encontrar poemas à solta na cidade do Porto, em vários pontos de contacto digitais. A iniciativa serve para anunciar a primeira edição do Festival Internacional de Poesia do Porto (FIPP), organizado pela Poetria, a única livraria especializada em poesia e teatro do país, localizada no Porto.

Em vários pontos espalhados pela cidade, há videoclips animados com poemas de autores como António Gedeão, Daniel Faria, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Miguel Fernandes Jorge e José Saramago. O objectivo é "incentivar o envolvimento do público com a poesia" e, ao mesmo tempo, é uma forma de antevisão do festival que terá o seu ponto alto no Verão. 

Segundo a organização do festival, o FIPP "visa promover a inovação, a diversidade e o diálogo intercultural através da poesia” e conta com uma programação que se destina a vários públicos. "Através de parcerias estratégicas com instituições culturais, entidades locais, artistas nacionais e internacionais, o festival aspira a alcançar um público vasto e variado, envolvendo-o na experiência da poesia em todas as suas formas e diferentes manifestações", acrescenta a organização em comunicado. 

A primeira edição do festival vai realizar-se em parceria com a região da Galiza e terá como tema "Ruir", com o objectivo de explorar “não somente a ideia de colapso, mas também de renovação”. A organização do FIPP revela ainda que no decorrer do festival vai nascer uma plataforma com várias actividades criadas pelos artistas, performers e outros participantes. A programação do será revelada em breve.

+ Nani: a cozinha arménio-georgiana chegou ao Porto

+ As melhores coisas para fazer esta Páscoa no Porto

Últimas notícias

    Publicidade