A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Beast International Film Festival regressa à Invicta e traz cinema do leste europeu

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

Acabaram-se as sessões de cinema ao ar livre, é certo, mas isso não significa o fim da sétima arte na sua vida. A partir de quinta-feira 26, chegam à Invicta cerca de 90 filmes que serão mostrados ao público em 21 sessões que irão acontecer em vários espaços da cidade. Esta é a segunda edição do Beast International Film Festival que se estende ao longo de cinco dias e conta com uma estreia mundial e 70 estreias nacionais.

As sessões de projecção acontecem no Cinema Trindade, no Cinema Passos Manuel, na Casa das Artes e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Mas há mais. Masterclasses, workshops e concertos também fazem parte do programa. Onde? No Café Candelabro, no Museu Nacional Soares dos Reis, na Escola Multimédia de Árvore, no OKNA - Espaço Cultural e no Espiga.

Esta edição tem como temática as paisagens do cinema do leste europeu: "dos Balcãs ao Báltico, passando pelo pós-comunismo, o BEAST recobre 21 países, cuja visão única é plasmada numa série de novos trabalhos de autores emergentes, considerados as novas faces do Novo Leste", diz a organização.

Quanto à programação, o destaque vai para o filme de abertura. Vulcão, de Roman Bondarchuk, realizado na Ucrânia em 2018 é transmitido no primeiro dia (21.30, Cinema Trindade) e conta com a presença do realizador para uma sessão de perguntas e respostas.

No mesmo local, no dia seguinte, chega Fuga, de Agnieszka Smoczyńska, realizado na Polónia em 2018. Produzido na Lituânia em 2017, O que deixamos para trás, de Jurate Samulionyte é projectado na Casa das Artes, quinta-feira 27, às 21.30.

Se está com dificuldade em escolher as sessões a que quer assistir, espreite o programa completo. Pode comprar o passe geral (50€) que lhe dá acesso a tudo do festival ou comprar bilhetes para cada sessão (o preço varia consoante a sala de cinema). Bons filmes.

+ Ciclo de cinema francês chega este sábado ao Teatro Campo Alegre

+ Os melhores espectáculos no Porto em Setembro

Últimas notícias

    Publicidade