A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rooftop Flores
Andre Rodrigues

O Dia Nacional dos Centros Históricos celebra-se com visitas guiadas, exposições, oficinas, música, teatro, dança e muito mais

Entre as 09.00 e as 19.00, mais de 50 actividades vão animar o Porto a 25 de Março. Diversas instituições públicas, como museus, monumentos e igrejas, entre outros, vão estar de portas abertas à comunidade.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Para que a festa seja em grande, o Dia Nacional dos Centros Históricos, que se celebra oficialmente a 28 de Março (este ano calha a uma terça-feira), vai ser antecipado para sábado, dia 25. Só assim será possível tirar proveito das 59 actividades que irão animar o Porto nesse dia, entre visitas guiadas, exposições, oficinas e espectáculos de música, teatro, dança e muito mais. 

Entre as 09.00 e as 19.00, diversas instituições públicas, como museus, monumentos e igrejas, entre outros, vão estar de portas abertas à comunidade. O Museu Guerra Junqueiro, por exemplo, vai receber as oficinas Linha do Céu, onde “entre linhas, formas e cores” se constrói “uma paisagem contemporânea de um Porto antigo”. Orientada pelo Colectivo Arisca, é destinada aos mais pequenos, com mais de três anos. Para os mais velhos, está pensado o Rabiscar o Porto - Urban Sketching, que terá lugar junto aos Clérigos e no Miradouro da Vitória.

Uma peça de teatro chamada Carilló, encenada pela companhia espanhola La Tal, no Terreiro da Sé; um espectáculo de dança pela Escola de Ballet do Porto, que acontecerá no Palácio das Artes, no Largo de São Domingos; e animação de rua com estátuas vivas, que irão estar a representar profissões de outros tempos – como uma varina, um pescador, uma camponesa e um camponês –, serão algumas das iniciativas com as quais poderá contar. Será também neste largo que se irão realizar grande parte dos concertos pensados para este dia.

Palácio da Bolsa
© DRPalácio da Bolsa

Quanto às visitas guiadas, há muito para ver. O Palácio da Bolsa, a Igreja e a Torre dos Clérigos, o Museu do Vinho do Porto, a Casa do Infante, o Museu Guerra Junqueiro, a Cooperativa Árvore, o Museu dos Transportes e Comunicações, o Teatro Nacional São João e o Mosteiro de São Bento da Vitória são alguns dos espaços que se irão juntar à iniciativa. 

E agora que a Primavera está a chegar, as actividades ao ar livre são mais do que bem-vindas. O Dia Nacional dos Centros Históricos conta ainda com uma série de eventos ao ar livre, entre pedipapers e visitas que passam, por exemplo, pelos caminhos medievais rumo a Santiago de Compostela. Fique a par da programação completa aqui, já que algumas actividades requerem inscrição prévia.

+ 40 coisas incríveis para fazer no Porto

Últimas notícias

    Publicidade