A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os Piratas regressam a Leça da Palmeira este fim-de-semana

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

Tem um bando de piratas insurrectos lá em casa? Aqui tem uma boa oportunidade para os levar a passear. Leça da Palmeira acolhe, pela sétima vez consecutiva, o festival que o faz recuar até à época dos ladrões marítimos. Os Piratas arranca esta sexta-feira 6 e estende-se até domingo 8, junto ao Forte Nossa Senhora das Neves.

Aqui os protagonistas são os piratas e os corsários. Há actividades de caça ao tesouro para os mais pequenos (sexta-feira 6, às 17.30) e muitas recriações históricas, como lutas e julgamentos de piratas, ou leilões de escravos (sexta-feira 6, às 19.30 ou sábado 7, às 20.00).

Para os adultos, há um bom mercado para encher a despensa e o estômago, muita música e oportunidades para dançar. Entre a programação, o destaque vai para a apresentação do livro O Forte de Leça da Palmeira - Um Castelo de Rosas Contra Piratas, do historiador portuense Joel Cleto (sábado 7, às 15.00).

O festival, que começou em 2012, "tem vindo a atrair um número crescente de pessoas que, mesmo sendo de idade adulta, se mascaram de corsários de modo espontâneo e, desse modo, se integram e participam nesta grande festa, interagindo com os figurantes contratados", conta Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, uma das responsáveis pela organização do evento.  

+ As melhores feiras medievais a menos de uma hora do Porto

+ Tudo o que pode fazer em Matosinhos

Últimas notícias

    Publicidade