A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Porto de Tradição vai submeter mais duas lojas históricas

A mercearia Casa Natal, uma das mais antigas do Porto, e a Fausto & Almeida, empresa de material eléctrico, poderão integrar o programa municipal Porto de Tradição.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O programa Porto de Tradição foi criado em 2016 pelo município para proteger os estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social do Porto. Esta semana foram submetidos mais dois estabelecimentos históricos da cidade, que podem vir a obter a protecção do programa após o período de consulta pública: a Casa Natal e a Fausto & Almeida.

Casa Natal, na rua de Fernandes Tomás, é uma mercearia centenária, uma das mais antigas do Porto ainda em actividade no sector. Fundada no ano de 1900, é um dos melhores sítios da cidade para comprar bacalhau, queijos, frutos secos, frutas desidratadas, conservas e doçaria variada. Já a Fausto & Almeida é uma empresa dedicada ao comércio de importação e exportação de material eléctrico. Localizada na Rua do Almada, desenvolve a sua actividade comercial desde 1938.

O início da consulta pública para o reconhecimento destes dois estabelecimentos, por um período de 20 dias, foi aprovado por unanimidade, na reunião de Câmara desta segunda-feira, anuncia o portal municipal. A lista de estabelecimentos integrantes do Porto de Tradição tem actualmente 90 nomes, aos quais se juntam quatro entidades. Em 2020 foram aprovados 14 novos reconhecimentos.

Em 2019, o programa Porto de Tradição passou a contar com um Fundo Municipal de Apoio, dotado de 525 mil euros para as lojas e entidades reconhecidas pela iniciativa. Este montante foi renovado para 2021, com verbas do orçamento da autarquia.

+ As melhores mercearias no Porto

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade