A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Cinema
© Jake Hills/Unsplash"O Atalante", "Boy Meets Girl" e "Canino" são os filmes que vai poder ver

Porto Femme: estreia no Porto um festival internacional de cinema dedicado às mulheres

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

A primeira edição do Porto Femme, um festival internacional de cinema dedicado às mulheres, já tem data de estreia marcada: 30 de Maio. O evento, que conta com competições nacionais e internacionais nas categorias de ficção, animação, documentário e experimental, termina a 3 de Junho.

Quatro espaços da cidade – Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Cinema Trindade, Casa das Associações do Porto e Barracuda – vão acolher a iniciativa que tem como objectivo "exibir e divulgar o trabalho das mulheres” no mundo do cinema, “promovendo a igualdade e o empoderamento destas no universo cinematográfico”, afirma a XX Element Project – Associação Cultural, responsável pelo evento.

“Através dos filmes, pretende-se educar e informar o público para as questões sociais e políticas que afectam as mulheres no mundo”, além de “dar voz aos feminismos, procurando abranger os vários grupos e lutas”, sustenta ainda a organização.

Nesta primeira edição, o festival conta com duas competições internacionais – uma para trabalhos produzidos por mulheres e outra para obras em que, pelo menos, uma mulher desempenhe um papel fulcral - e uma nacional, às quais concorrem, no total, quase 70 filmes.

O Prémio Lutas e Direitos das Mulheres vai ainda ser atribuído “ao melhor filme na abordagem às temáticas dos direitos da mulher e da violência de género”. Além da exibição de filmes, o evento inclui oficinas, debates e exposições.

+ Cinema ao ar livre e muito mais no FEST - Warm Up Porto 2018

+ Filmes é aquilo que não vai faltar na Baixa até ao final do mês

Últimas notícias

    Publicidade