A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Porto recebe exposição de criptoarte

Durante uma tarde, a galeria da cooperativa Árvore apresenta uma exposição de criptoarte com seis obras, cada uma com 24 segundos de duração.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A primeira exposição a solo de criptoarte em espaço galerístico no Porto vai ocupar a sala 1 da cooperativa Árvore durante a tarde do dia 24 de Novembro. Em exibição vai estar a série Kilowatt da colecção Electra, assinada por Galla, cripto-artista "sem género, sem idade, sem raça, sem religião e apolítico", que "só existe no ambiente digital", lê-se no site da CryptoArtCulture. O evento marca o lançamento oficial desta plataforma portuguesa, totalmente dedicada ao universo da criptoarte.

"A exposição apresenta ao público, através de displays, seis obras de 24 segundos cada, em formato MP4, alojadas na blockchain e comercializadas através do marketplace OpenSea", lê-se na nota de apresentação. Durante o evento, as obras poderão ser adquiridas através do telemóvel, com a ajuda de uma carteira digital (Metamask ou Coinbase Wallet), aliadas à tecnologia QR code, sendo as transacções realizadas através de criptomoedas. Esta tecnologia é viabilizada através da parceria com a empresa brasileira GoBlockchain.

A exposição, em animação 2D, é "uma ode à energia eléctrica – uma rainha da potência, um elemento-chave e um alerta para a devoção", refere o site da plataforma. As obras em exibição reflectem "a preocupação do consumo energético na tecnologia blockchain e são o resultado de um projecto fotográfico exclusivo", dividido em quatro edições: Kilowatt, Megawatt, Gigawatt e Terawatt. 

A exposição poderá ser visitada no dia 24 de Novembro, entre as 13.00 e as 19.00, com entrada livre. No mesmo dia, às 11.00, será realizada uma palestra com Marcus Ferreira, CEO da CryptoArtCulture, e Manuel Loureiro, professor da Escola Artística e Profissional Árvore, que irão debruçar-se sobre o tema da criptoarte, analisando o impacto desta revolução digital e tecnológica no campo da arte contemporânea. Para assistir a esta palestra, deverá inscrever-se via email (talk@cryptoartculture.com).

Árvore, Rua Azevedo de Albuquerque 1 (Porto). 24 de Novembro (Qua) 13.00-19.00. Grátis.

+ Exposições a não perder no Porto

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade