A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Porto vai ter um 'Pallco' para o ensino das artes performativas

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Pallco é o nome do primeiro conservatório de música e dança do Porto que vai ser inaugurado hoje. O conservatório foi construído de raiz no local onde antes funcionava um antigo armazém de automóveis na zona da Prelada.

Com um total de 2.400 metros quadrados distribuídos por dois pisos, o edifício conta com vários estúdios de dança, salas polivalentes, um jardim exterior e um auditório com 200 lugares, representando um investimento superior a 1,7 milhões de euros.

O primeiro piso do Pallco
© DR

Esta escola vai ser liderada pela bailarina e professora Sofia Marques dos Santos, da Oporto Ballet School (OBS), e vai dedicar-se ao ensino lúdico e profissional das artes performativas, como a dança ou o teatro musical. O Pallco vai ter autonomia pedagógica, mas vai estar sob a tutela do Ministério da Educação.

Além do ensino, a escola vai também oferecer aos alunos serviços complementares como fisioterapia, nutrição, mind coaching, entre outros. Para quem não é aluno também há actividades desde pilates e yoga, até ao ballet para adultos, salsa fit ou danças de salão. Outro aspecto que esta escola também oferece à cidade é a possibilidade de acolher eventos nacionais e internacionais e organizar intercâmbios internacionais com estudantes destas áreas.

Quem pode ser aluno desta escola? Numa primeira fase, o Pallco vai acolher 150 alunos de ballet vindos da OBS e alunos de escolas de ensino regular e de escolas de artes performativas. Estes podem inscrever-se no Pallco até dia 9 de Março, para depois tentarem a sua vaga através das provas de acesso. 

No futuro, o plano curricular deste conservatório terá duas vertentes, a lúdica e a profissional. A primeira consiste em cursos livres de dança ou música e a segunda em cursos oficiais de artes performativas. Haverá oferta para todo o tipo de idades, de bebés a adultos.

A organização do Concurso Internacional de Bailado do Porto (CIB), um evento que se destina a divulgar e projectar jovens bailarinos, fica agora a cargo do Pallco. O Pallco vai também realizar masterclasses e programas de alto rendimento em dança. A primeira masterclass é de piano e vai ser dada por Miguel Borges Coelho entre 21 e 26 de Julho.

O segundo piso do Pallco
© DR

+ Cinco escolas de dança para conhecer no Porto

+ Porto vai receber o maior encontro internacional de artes performativas

Últimas notícias

    Publicidade