A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Problemas com a cafeína? As bolotas podem ser a solução

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Já pensou substituir o café por bolotas? A sugestão é dada pelos investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) que desenvolveram um produto à base de bolotas com o objectivo de substituir o café e evitar os efeitos, que consideram negativos, que este tem nos consumidores.

Diana Pinto, investigadora da FFUP e uma das responsáveis pelo projecto, em declarações à Lusa, diz que apesar de o café ser umas das bebidas mais consumidas no mundo "a presença de cafeína pode causar alguns efeitos negativos nos consumidores”, ou seja, quando consumido em doses elevadas pode originar ou aumentar sintomas como a taquicardia, palpitações, insónias, ansiedade, tremores e dores de cabeça.

“Certos consumidores com distúrbios gástricos, anemia por deficiência de ferro, hipertensos ou em situações de stress podem apresentar sensibilidade aumentada ao café”, realça, acrescentando que, por estas razões, é necessário procurar substitutos ao café.

Neste projecto foram utilizadas sementes de bolotas Quercus cerris, ricas em compostos antioxidantes e que não apresentam toxicidade para as células intestinais. Destas resultou um pó, com um sabor menos intenso do que o café e que tem de ser diluído em água e filtrado antes de consumido, tal como acontece com o café em pó. 

Agora, antes de o poder provar, falta ainda identificar e quantificar os compostos bioactivos na bebida e a analisar sensorialmente o produto.

+ Nosy Box: uma caixa com vinhos escolhidos a dedo

+ A Universidade do Porto vai catalogar aranhas (e não só)

Últimas notícias

    Publicidade