A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Universidade do Porto vai catalogar aranhas (e não só)

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto é a primeira instituição portuguesa a participar no Global Malaise Program.

Segundo a Universidade do Porto, este projecto pioneiro tem como objectivo catalogar artrópodes terrestres – um grupo que concentra 80% das espécies conhecidas e inclui animais como aranhas e borboletas – utilizando uma técnica inovadora de identificação de espécies através do ADN.

Os animais estudados são invertebrados, com exoesqueleto, apêndices articulados e corpo segmentado, que têm “grande importância ecológica” e são “elementos fundamentais” das cadeias alimentares e económicas, explicou à Lusa a investigadora do CIBIO-InBIO Sónia Ferreira.

Animais como abelhas, besouros, libelinhas e escorpiões "são fulcrais a todos os níveis, desde o mais agradável em termos humanos, como a produção do mel, até toda a reciclagem e decomposição, seja de corpos animais seja de matéria vegetal, passando pela agricultura" afirma a investigadora.

O Global Malaise Program – liderado pelo Centre for Biodiversity Genomics da Universidade de Guelph, no Canadá – surgiu porque o conhecimento acerca destas espécies ainda é limitado. O projecto envolve mais de 60 instituições de 30 países e utiliza uma técnica chamada DNA barcoding (código de barras de ADN).

Desde o arranque do programa em 2012 já foram catalogadas mais de 106 mil espécies e estima-se que haja mais de um milhão. À volta de metade dessas espécies ainda não tinha sido registada no BOLD (Barcode of Life Data Systems), a base de dados genéticos mundial.

De modo a analisar os animais são utilizadas armadilhas Malaise, estruturas em forma de tenda que possibilitam a recolha de amostras de artrópodes terrestres.

Em Portugal foram instaladas duas armadilhas, uma em Vila do Conde e outra em Vimioso, locais que representam diferentes regiões biogeográficas. As amostras serão recolhidas semanalmente e enviadas para o Canadá para análise.

Segundo Sónia Ferreira, estão catalogados no sistema BOLD os códigos de 700 espécies de artrópodes em Portugal.

Universidade do Porto bate recorde de estudantes estrangeiros

Últimas notícias

    Publicidade