Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Raízes liberais do Porto recordadas em percurso histórico
Notícias / Eventos e festivais

Raízes liberais do Porto recordadas em percurso histórico

Museu Militar do Porto
© DR O Museu Militar do Porto acolhe uma aula aberta de esgrima medieval

As raízes liberais da Invicta vão ser evocadas num trajecto entre o Museu da Misericórdia do Porto e o Museu Militar do Porto, esta terça-feira, dia 5. O percurso, com início marcado para as 15.00, inclui passagem pela Estação de São Bento, a Rua da Madeira, a Praça da Batalha, a Rua de Entreparedes, a Avenida de Rodrigues de Freitas e o Jardim de São Lázaro.

Da Revolução de 1820 à vitória liberal na Guerra Civil de 1832-34, a cidade viveu um confronto de ideais que opôs duas formas de organização social, económica e religiosa, e foi palco de confrontos entre as duas facções em luta: Liberais e Absolutistas, respectivamente lideradas pelos dois príncipes irmãos, D. Pedro e D. Miguel.

Na sequência dos confrontos, a Invicta sofreu um cerco de 13 meses (1832-33) que deixou na cidade, marcas que ainda hoje perduram, não só na memória urbana, mas também nas suas ruas, lugares, arte, música e arquitectura. Para se inscrever e saber mais informações, clique aqui ou entre em contacto através do email publicos@mmipo.scmp.pt ou do telefone 22 096961.

+ Comboio histórico regressa ao Douro este sábado

+ Alfândega do Porto: um lugar para descobrir animais extintos

Publicidade
Publicidade