A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Raízes liberais do Porto recordadas em percurso histórico

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

As raízes liberais da Invicta vão ser evocadas num trajecto entre o Museu da Misericórdia do Porto e o Museu Militar do Porto, esta terça-feira, dia 5. O percurso, com início marcado para as 15.00, inclui passagem pela Estação de São Bento, a Rua da Madeira, a Praça da Batalha, a Rua de Entreparedes, a Avenida de Rodrigues de Freitas e o Jardim de São Lázaro.

Da Revolução de 1820 à vitória liberal na Guerra Civil de 1832-34, a cidade viveu um confronto de ideais que opôs duas formas de organização social, económica e religiosa, e foi palco de confrontos entre as duas facções em luta: Liberais e Absolutistas, respectivamente lideradas pelos dois príncipes irmãos, D. Pedro e D. Miguel.

Na sequência dos confrontos, a Invicta sofreu um cerco de 13 meses (1832-33) que deixou na cidade, marcas que ainda hoje perduram, não só na memória urbana, mas também nas suas ruas, lugares, arte, música e arquitectura. Para se inscrever e saber mais informações, clique aqui ou entre em contacto através do email publicos@mmipo.scmp.pt ou do telefone 22 096961.

+ Comboio histórico regressa ao Douro este sábado

+ Alfândega do Porto: um lugar para descobrir animais extintos

Últimas notícias

    Publicidade