A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Cheesecake com cobertura de toffee de caramelo
©SaycheesecakeCheesecake com cobertura de toffee de caramelo

Saycheesecake com sotaque. Há bons bolos para comer na Trindade

Nas traseiras de uma loja de roupa em segunda mão há café de especialidade, cheesecakes de vários sabores e uma esplanada acolhedora.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Neste espaço, bem no coração do Porto, junto à Trindade, só entra gente com sotaque. Seja ele de que zona do globo for. É, aliás, esse o nome com o qual Mariana Masvidal, cubana aqui radicada, baptizou a sua loja de peças em segunda mão, aberta há um ano, onde vende roupa vintage e bijuteria colorida. Se a Com Sotaque já chamava a atenção de quem passava, desde Fevereiro há ainda mais motivos para aqui entrar. É que nas traseiras há café de especialidade e, agora, cheesecakes de comer e chorar por mais.

Ideal em qualquer altura do ano – se chover abrigue-se aqui, faça umas compras e coma um doce; se fizer sol, sente-se na esplanada a conversar –, é também óptimo em qualquer altura do dia. No menu de cafetaria do Saycheesecake há expressos, macchiatos, cappuccinos, V60, french press, kombuchas, tisanas e muitas opções de bebidas vegan para ajudar a acordar ou abrilhantar um lanche.

Cheesecake vegan com cobertura de chocolate
©SaycheesecakeCheesecake vegan com cobertura de chocolate

“A ideia é que as pessoas possam vir aqui beber um café de especialidade, moído na hora. Trabalhamos com a 7g Roaster que fez um blend especialmente para nós. Tem 60% Brasil, 20% Peru e 20% Panamá”, conta Mila Araújo, chef brasileira e dona do espaço, formada em nutrição. “Em breve os clientes poderão levá-lo para casa em saquinhos mais pequenos”, acrescenta.

Para acompanhar as bebidas, os cheesecakes cozidos, bem ao estilo nova-iorquino, numa receita adaptada por Mila, são as estrelas. Há quase 30 sabores diferentes, que vão mudando consoante as estações do ano e a disponibilidade dos ingredientes. Lemon curd, baba de camelo, pistáchio, crème brûlée, abóbora e figos são algumas das opções (entre 4€ e 4,50€ por fatia). O cheesecake basco, sem base e feito com queijo azul, de aspecto queimado, uma vez que é cozinhado a altas temperaturas, e o cheesecake vegan, preparado com tofu e manteiga de amêndoa, são outras duas tentadoras possibilidades. 

Folhados vegetarianos e vegan, bolos e brownies, bagels, tostas de pão de fermentação lenta e projectos colaborativos de outras mulheres artistas, com sotaques de todo o lado, são outras das coisas que se poderão apreciar por aqui. 

Saycheesecake
©SaycheesecakeSaycheesecake

Rua do Alferes Malheiro, 118. Ter-Sáb 11.00-20.00

Há uma nova casa de brunch na Boavista para toda a família

As melhores lojas vintage no Porto

Últimas notícias

    Publicidade