A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mon Père
©DRLoja Mon Père

As melhores lojas de roupa vintage no Porto

Encha o seu armário de peças com história. O Porto tem as melhores lojas de roupa vintage do país e isso nem se discute. Venha conhecê-las.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos e cheias de história. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas de roupa vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência. Além disso, a moda é cíclica, portanto vai, com certeza, estar sempre dentro das tendências. Calças de cintura subida dos anos 1980, camisolas de malha com padrões fora da caixa, casacos de ganga ao estilo do Levi's Trucker Jacket ou acessórios marcantes, como cintos ou óculos de sol. Estas são algumas das peças que pode encontrar. Divirta-se.

Recomendado: Cinco lojas vintage do Porto que vendem online

As melhores lojas de roupa vintage no Porto

  • Compras
  • Lojas vintage
  • Baixa

Óculos de sol, camisas, brincos, vestidos e muitas outras peças vintage ou em segunda mão é o que vai encontrar na Wild at Heart. Se quiser ficar a conhecer melhor a loja, espreite o Facebook e Instagram – estão sempre a ser actualizados com fotografias das peças (muitas delas disponíveis para venda online) e são uma óptima forma de descobrir que tipo de coisas lá poderá comprar. 

  • Compras
  • Lojas vintage
  • Aliados

Contribuir para a economia circular é uma das missões deste espaço na Baixa do Porto. A Yeahllow Store é uma loja vintage onde tudo é escolhido a dedo, razão pela qual é fácil lá encontrar verdadeiros tesouros e peças muito especiais, algumas de marcas de luxo internacionais como Chanel, Burberry ou Fendi. Verifique sempre o horário nas redes sociais (Facebook e Instagram) antes de ir à loja e quando chegar toque à campainha para entrar. Também têm uma loja online com o catálogo completo. 

Publicidade
  • Compras
  • Lojas de segunda mão
  • Santa Catarina

A poucos metros do Coliseu do Porto fica a Mão Esquerda, uma loja pequena, dedicada à moda retro, vintage e, claro, em segunda mão, onde cabe um pouco de tudo, desde pechinchas a peças de marcas de luxo. Pelos cabides e prateleiras pode encontrar chapéus simples ou trabalhados, blusões de couro em várias cores, vestidos, casacos de pêlo e muito mais.

  • Compras
  • Baixa

No Porto, há uma loja de roupa em segunda mão que quer promover o consumo consciente. Chama-se O'Kilo e tem uma particularidade – em vez de vender a um preço por peça, a roupa é vendida ao peso. Basta escolher os artigos, pesá-los numa das várias balanças espalhadas pela loja e depois pagar, ao preço de 10€ por quilo. Há roupas para adultos e crianças, para todos os estilos, gostos e tamanhos. Mas também malas, cintos e outros acessórios, à espera de uma nova vida e de novas histórias.

Publicidade
  • Compras
  • Lojas vintage
  • Baixa

A Mon Père é uma espécie de Camden Town em ponto pequeno, a famosa zona londrina com mais lojas e mercados vintage por metro quadrado. Aqui dentro cabem camisas coloridas, camisolões, bijuteria, casacos, kispos, turbantes, saias, óculos e até fatos de banho (não se admire se tiver vontade de comprar um fora de época). É demasiado fácil perder-se de amores por várias peças. 

  • Compras
  • Baixa

Neste espaço, bem no coração do Porto, junto à Trindade, só entra gente com sotaque. Seja ele de que zona do globo for. É, aliás, esse o nome com o qual Mariana Masvidal, cubana aqui radicada, baptizou a sua loja de peças em segunda mão, aberta em 2021, onde vende roupa vintage e bijuteria colorida. 

Publicidade
  • Compras
  • Lojas vintage
  • Cedofeita

Se existe, a Patch Porto tem. Dentro da loja vai encontrar desde iluminação de autor, mobiliário rústico das aldeias do interior de Portugal, roupa e acessórios vintage, até artigos de design nacional. A Patch Porto é uma concept store em constante evolução, onde a inspiração vintage é transportada para o contemporâneo. 

  • Compras
  • Lojas vintage
  • Foz

No Porto há mesmo lojas vintage para todos os gostos – e para todas as carteiras. Na Quartier Latin poderá encontrar casacos de pele, écharpes, colares, óculos e carteiras de várias marcas caras, como a clássica Chanel preta 2.55 ou sapatos de Christian Louboutin. Se quiser vender peças antigas de vestuário ou acessórios, a Quartier Latin acolhe-os. Podem estar 60 dias em exposição. 

Mais lojas para conhecer

  • Compras

Mesmo no meio de uma tempestade, surgiram novidades no Porto. Reunimos as melhores lojas que abriram nos últimos meses, para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia lá de casa. Há lojas que dão nova vida ao comércio local e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só abrir os cordões à bolsa e decidir que caminho vai tomar.

Recomendado: As melhores lojas no Porto

  • Compras
  • Floristas

Quer se viva num apartamento, no meio da cidade, ou numa casa, com um grande jardim, uma planta nova dá sempre mais luz e vida a qualquer espaço. Então, se estiver a precisar de cor em casa, vá fazer compras nestas lojas que vendem plantas no Porto. Se acha que não consegue manter uma planta viva, compre uma suculenta ou um cacto. Fazem-lhe companhia durante muito tempo e exigem pouco de si. Antes de se comprometer com uma planta, leia a nossa lista das melhores plantas para ter em casa. Mas se a sua ideia for criar uma horta em casa, a leitura recomendada é o bê-á-bá da agricultura urbana.

Recomendado: Nove floristas do Porto que entregam flores em casa

Publicidade
  • Compras

Não queremos incentivar o consumismo, mas, se estiver a pensar em comprar peças novas, fuja das marcas de fast fashion e opte por outras com uma pegada ambiental mais pequena. Para o ajudar, fizemos esta lista com marcas sustentáveis. Chinelos feitos de plástico recolhido nas praias, camisas de retalhos ou óculos de sol produzidos com sobras de madeira são alguns dos produtos que pode comprar. Se quiser diminuir ainda mais a sua pegada ecológica, também pode começar a fazer as suas compras em lojas sustentáveis, ou, por exemplo, substituir os seus cosméticos por opções vegan.

Recomendado: Projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade