A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Violetas Creative Studio
© DR Violetas Creative Studio

As novas lojas no Porto que tem de conhecer

Apesar das adversidades continuaram a nascer novos e bons espaços no Porto. Espreite esta lista com as novas lojas no Porto que tem de conhecer.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

Mesmo no meio de uma tempestade, surgiram novidades no Porto. Reunimos as novas lojas no Porto que tem de conhecer, para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia (ou abastecer a despensa) lá de casa. Há lojas dedicadas às artes e designs, mas também outras de marcas internacionais que se instalaram pela primeira vez na cidade ou no país. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só abrir os cordões à bolsa e decidir que caminho vai tomar.

Recomendado: As melhores lojas no Porto

As novas lojas no Porto que tem de conhecer

  • Restaurantes
  • Matosinhos

Sustentabilidade, produção nacional, venda a granel e alimentação saudável são os quatro pilares que sustentam a Maricota, a mercearia do Mercado Municipal de Matosinhos. Pelas prateleiras da Maricota vai encontrar compotas, mel, bolachas, licores, fruta desidratada e em pó, chás, chocolates, frutos secos, azeites, especiarias, cereais, massas, farinhas e muitas outras coisas. Também têm detergente a granel e incentivam os clientes a levarem apenas as quantidades que necessitam, evitando, assim, o desperdício, bem como a trazerem de casa as próprias embalagens reutilizáveis. Em alternativa, têm sacos de papel ou de algodão, produzidos em Portugal.

  • Compras
  • Joalharia
  • Baixa

Fundada em 2019, a Arte Nova Jewellery é o resultado de uma colaboração entre Maria Dias e Carlos Barbosa – terceira geração de uma família que se dedica à produção de ouro e prata, em Gondomar. Abriram a primeira loja em nome próprio, no centro do Porto, em 2021. O espaço foi decorado em tons de verde e castanho chocolate, com papel de parede que simula vegetação, e foram instaladas três árvores no interior da loja. São características que reflectem temáticas muitas vezes utilizadas nas colecções e peças da marca, nomeadamente a natureza, que resulta na aplicação de elementos como flores, borboletas e abelhas, entre outros animais. 

Publicidade
  • Compras
  • Cosmética
  • Flores

A poucos metros da Rua das Flores, no Largo de São Domingos, está a primeira boutique portuguesa da Caudalie – marca francesa conhecida pelos seus produtos cosméticos, para o rosto e corpo, feitos com extractos de uvas e vinha –, que funciona não só como loja, mas também como Day Spa, disponibilizando uma série de tratamentos, no piso inferior. É possível fazer marcação directamente na loja e online, ou comprar vouchers para oferecer ou usar mais tarde. 

  • Arte
  • Desenho e ilustração
  • Porto

Durante o Verão de 2021, Ana Freitas e Rodrigo Rosas, dois artistas, decidiram apostar no seu próprio projecto e abriram o Colectivo Besta. Utilizam o espaço como ateliê, mas também como loja de arte e um cowork. À venda encontra uma grande variedade de peças, incluindo autocolantes, postais, tote bags, telas e prints de mais de uma dezena de artistas portugueses, a maior parte portuenses. Trabalhos onde são aplicadas técnicas e artes como a ilustração (a especialidade de Rodrigo), a pintura (o foco de Ana), o grafismo, a cerâmica e a serigrafia.

 

Publicidade
  • Arte
  • Cedofeita

O Quarteirão das Artes é muito procurado por fundadores de projectos artísticos e multidisciplinares e o Clink não é excepção. É um laboratório criativo que pretende ligar pessoas e promover eventos artísticos, focando-se na arquitectura e design. Divide-se entre cowork, ateliê e área de exposições, incluindo ainda uma loja pop-up (com entrada pelo Centro Comercial Bombarda). Lá dentro estão em destaque as criações de dez criadores e marcas portugueses, nomeadamente, Hugo Vaz, André Teoman Studio, Dam, Madre, Murmur, Galula, Vicara, UVA e Sugo. 

  • Compras
  • Decoração
  • Baixa

A Costa Nova tem vindo a afirmar-se no mercado nacional e internacional, estando presente um pouco por todo o mundo, em lojas de decoração, hotéis e restaurantes. A marca, sediada na zona industrial de Vagos, em Aveiro, dedica-se à produção de colecções de mesa, forno e acessórios em grés fino. Depois de abrir lojas em Aveiro e em Lisboa, chegou ao Porto em Dezembro de 2021, com a abertura de uma loja no Edifício Emporium, na Rua Sá da Bandeira. Com uma área de cerca de 224 metros quadrados, o espaço reúne todas as colecções da marca e inclui um showroom profissional dedicado à hotelaria.

Publicidade
  • Compras
  • Cedofeita

Galeria, loja e ateliê: é assim que se divide o espaço da Rosa Malva, no Quarteirão das Artes, uma marca portuense criada por Mané Pupo. A ceramista retrata histórias do quotidiano em  figuras, feiras à mão, em grés. Existem dezenas de pequenas estatuetas à venda (disponíveis em diferentes cores), espalhadas pelas prateleiras, que representam diferentes momentos, por exemplo, a colecção Ternura é composta por imagens de famílias ou crianças a partilhar afectos. A artista também criou colecções temáticas para as festas, nomeadamente, Páscoa e Natal e, além de tudo isto, está disponível para fazer personalizações, para famílias ou ocasiões especiais. 

  • Compras
  • Massarelos

A Stay Wise instalou-se, a poucos metros do Palácio de Cristal, no final de 2021, e é lá que Cátia Fernandes, Isadora Faustino e Carolina Barbot reúnem as diferentes publicações internacionais escolhidas a dedo, nas áreas de moda, viagens, decoração, plantas, comida e lifestyle, que não encontra facilmente na cidade. Entre os títulos encontra a "AnOther", "Plantopedia", "The Kinfolk Garden" ou "Kinfolk Travel", mas também livros como "Never Too Small", de Joel Beath ou "Icons", de Virgil Abloh. A loja partilha o espaço com a Bardo – Creative Ground, agência de conteúdos fundada pelo trio. 

Publicidade
  • Compras
  • Cedofeita

São muitos os negócios criativos que chamam casa ao Centro Comercial Bombarda, entre eles está o Violetas Creative Studio, o projecto da arquitecta chilena Sofia Belledone, que se dedica à decoração e à arte floral. Não se trata de uma florista convencional, o que significa que desta loja, saem bonitos arranjos e peças de decoração feitos com flores naturais, desidratadas e preservadas. Além disto lá também pode comprar diferentes objectos de decoração feitos por artesãos portugueses. 

  • Compras
  • Música e entretenimento
  • Baixa

O fim do confinamento tem trazido algumas novidades ao Porto. Uma delas chama-se Scrape Needle e é uma boa surpresa para os melómanos e os amantes de vinil. A nova loja de discos abriu na Rua Antero de Quental, no dia 17 de Abril de 2021, com muito espaço para ouvir e descobrir música nova. É especializada em discos de vinil – sobretudo novos, mas também conta com alguns usados. Entre os géneros musicais mais representados estão o doom metal, stoner rock, avant-garde experimental, pós-rock, black shoegaze e folk rock gótico, entre outros. Pode fazer compras na loja online, mas o melhor mesmo é fazer uma visita presencial – na compra de discos, o café é oferta da casa. Depois de fazer as suas escolhas, pode aproveitar para relaxar e ouvir música numa das mesas da loja ou no jardim privado.

Mais lojas onde gastar o seu dinheiro

  • Compras
  • Lojas vintage

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos e cheias de história. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência. Além disso, a moda é cíclica, portanto vai, com certeza, estar sempre dentro das tendências. Calças de cintura subida dos anos 1980, camisolas de malha com padrões fora da caixa, casacos de ganga ao estilo do Levi's Trucker Jacket ou acessórios marcantes, como cintos ou óculos de sol. Estas são algumas das peças que pode encontrar. Divirta-se.

Recomendado: Cinco lojas vintage do Porto que vendem online

  • Compras
  • Decoração

Decorar a casa não precisa de ser uma dor de cabeça, só tem de encontrar a loja certa. Pegue nesta lista com as melhores lojas de decoração no Porto e comece já à procura daquele candeeiro de abajur com o qual sempre sonhou, do aparador vintage que ficaria tão bem na sua sala de estar, ou de uma mesa de apoio mais moderna. Se quiser pequenos elementos decorativos para dar mais vida às divisões lá de casa, como velas, almofadas ou molduras, por aqui também vai encontrar muita coisa. Para todos os gostos e para todos os bolsos. 

Caso precise de dar mais cor à casa, pode sempre ver o que as floristas que fazem entregas ao domicílio têm para oferecer ou visite uma loja de ilustração para enfeitar as paredes brancas. 

Recomendado: As melhores lojas de antiguidades no Porto

Publicidade
  • Compras
  • Música e entretenimento

Foi o formato mais usado e lucrativo para ouvir música durante décadas, quase morreu durante a década de 1990 às mãos do CD, mas ganhou uma segunda vida como objecto de culto em pleno século XXI. Agora, entre resistentes, recém-convertidos e curiosos, já se compõe uma multidão jeitosa a dar uso ao gira-discos. Numa época em que a música circula livremente no meio digital, os vinis são cada vez mais uma certeza no mercado musical. Do pop/rock à electrónica, do metal ao jazz, nestas lojas encontra todo o tipo de discos, novos ou usados.

Recomendado: Um disco de música portuguesa por dia

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade