As novas lojas no Porto que tem de conhecer

Temos novidades fresquinhas para si. Estas são as novas lojas no Porto que tem de conhecer
© Marco Duarte A Vicent by scar.ID tem vários espaços com diferentes conceitos
Publicidade

Ninguém se pode queixar que o Porto não é ecléctico, variado e diversificado no que toca ao comércio. Nos últimos tempos abriram lojas de todas as formas e feitios, para todos os gostos e carteiras. A pensar em si, fizemos-lhe uma lista com as novas lojas no Porto que tem de conhecer. Por aqui há muito por onde escolher, desde lojas de decoração e mobiliário, a lojas que vendem artesanato e produtos de origem portuguesa, a outras especializadas em literatura inglesa ou pensadas para os mais novos. Abra os cordões à bolsa, mas com juízo.

Recomendado: As melhores lojas de decoração no Porto

As novas lojas no Porto que tem de conhecer

Rhino Home Store
© João Saramago
Compras, Decoração

Rhino Home

icon-location-pin Foz

A Rhino Home Store, que deixou a Rua Marechal Saldanha, instalou-se recentemente na Rua do Padrão, também na Foz. A nova morada desta loja mantém o mesmo estilo urbano, sempre com o toque étnico característico da marca. Diferentes cores e texturas partilham o espaço entre peças de mobiliário, espelhos, almofadas, cestos, velas e candeeiros. Há um pouco de tudo exposto pelos dois pisos. O desvio não foi grande, é certo, mas com o novo espaço chegaram também algumas novidades. À venda têm agora produtos de outras marcas, como da mítica Bordallo Pinheiro, já que a aposta nos artigos nacionais foi grande. 

Olá Breiner
© Marco Duarte
Compras, Arte, artesanato e passatempos

Olá Breiner

icon-location-pin Cedofeita

Primeiro, um estúdio de design de comunicação em Miguel Bombarda, depois uma loja de design e arte na Rua do Breiner. Assim nasceu a Olá Breiner. O estúdio continua a existir, mas agora com ilustrações, moda, objectos em cerâmica, decoração para a casa, e artigos para bebés e crianças. O espaço, com muita luz natural e cores garridas, está repleto de mochilas para criança, ilustrações da cidade e objectos de upcycling, ou seja, produtos derivados de uma reutilização criativa. 

Publicidade
Vicent by scar.ID
© Marco Duarte
Compras, Designer

Vicent by scar.ID

icon-location-pin Santa Catarina

A Vicent começou por ser uma joalharia, mais tarde foi comprada por um comerciante espanhol que escreveu o seu nome na fachada, e agora acolhe vários espaços com diferentes conceitos. O primeiro, logo à entrada, é dedicado ao artesanato. “É uma loja do mundo” descreve Manuela Serralva, a responsável, “há peças portuguesas, italianas, indianas e marroquinas”. Mais ao fundo, encontra a Scar-id, uma loja dedicada aos jovens designers portugueses, a cargo de Sílvia Pinto Costa e André Ramos. Cadernos, peças de joalharia e sabonetes são alguns dos artigos que vai poder comprar aqui. 

Trezor
© Marco Duarte
Compras, Livrarias

Trezor

icon-location-pin Baixa

A Trezor é uma livraria com uma boa selecção de títulos, mas também um bar com stock suficiente para destravar qualquer conversa. O espaço foi aberto por Lukas Palan, vindo da República Checa há um ano. Geriu “a maior livraria de Praga” e quando chegou ao Porto percebeu logo que faltava uma oferta decente de livros em inglês. Decidiu então abrir uma livraria especializada nessa área, escolhendo sobretudo obras nunca traduzidas em Portugal. Ao fundo do espaço há uma sala com uma mesa e uma cadeira pensada para se escrever em sossego. Esse espaço pode ser adaptado a sala de exposições. E depois há o bar. Um bar mesmo, não é uma cafetaria. A lista inclui cerveja, whisky, vinho, moscatel e Jägermeister, sendo garantido que quem compra Dostoievski tem direito a vodka de graça, e quem compra Hemingway tem direito à sua dose de rum. O café é sempre oferecido.

Publicidade
Banema Studio
© Marco Duarte
Compras, Designer

Banema Studio

icon-location-pin Cedofeita

Está no edifício da antiga Padaria Independente, que já foi usado como extensão da Galeria Fernando Santos. Reabriu em Junho de 2018 com um novo conceito e dividida em dois: Banema Lab e Banema Studio. Na Banema Studio encontra artigos de designers portugueses ou estrangeiros, desde velas a candeeiros. No segundo piso fica o Banema Lab, um espaço que alberga o showroom da Banema, empresa de madeiras e derivados. Há ainda espaço para eventos, como exposições, workshops ou lançamentos de livros. 

Toranja
© João Saramago
Compras, Designer

Toranja

icon-location-pin Flores

Em 1982 a Galeria Fashion Moda, de Nova Iorque, deu nas vistas pela sua participação na Documenta, um evento artístico na Alemanha. Porquê? Porque em vez de obras nos seus suportes habituais fez-se representar por t-shirts e outros artigos do dia-a-dia, tornando acessíveis as criações de artistas reconhecidos. A Toranja é a prova de que uma boa ideia nunca passa de moda. Dedica-se à divulgação de ilustradores e fotógrafos em vários suportes, desde canecas a t-shirts, passando por sacos, almofadas, capas de telemóvel, vinis e posters. Põe, assim, o talento a circular e dá a conhecer a obra destes artistas. O projecto existe desde 2012 e começou pela venda online, mas depressa passou a ter lojas físicas, primeiro em Lisboa e agora no Porto. Conta já com mais de 90 criadores no portefólio.

Publicidade
Garagem Central
© Marco Duarte
Compras

Garagem Central

icon-location-pin Bonfim

A Garagem Central é especializada em duas rodas, mas há muito mais do que isso. O espaço tem 600 m2 e no rés-do-chão reúne um stand da marca italiana Moto Morini, fabricante motas e bicicletas, com a respectiva oficina. No mesmo piso, há ainda uma loja com vestuário, calçado e acessórios de casas como a Deus Ex Machina, Red Wing e Arquivo. Pode-se ainda apreciar uma colecção de motas portuguesas, bombas de gasolina e reclames luminosos, tudo antigo. E é possível comprar alguns desses artigos. Subindo para a mezzanine, encontra-se uma cafetaria, o salão de cabeleireiro de Carlos Gago (aberto todas as quintas-feiras à tarde), e o estúdio de tatuagens da Fruta da Época (a funcionar por marcação). 

Couto
© João Saramago
Compras, Cosmética

Couto, S.A

icon-location-pin Baixa

Ao celebrar um século de vida, a Couto, S.A, empresa que criou a famosa pasta dentífrica Couto, abriu a sua primeira loja em Portugal. O espaço divide-se entre loja e museu. À entrada, do lado direito, numa parede pintada com a típica cor laranja da marca, é possível ler alguns textos e ver imagens que contam a história da Couto S.A. No lado oposto, há um armário com todos os produtos que a Couto vende nos dias de hoje. Os clássicos, como a pasta dentífrica e o restaurador Olex, partilham o espaço com produtos mais recentes, como o sabonete para as mãos e o after shave.

Mais lojas onde gastar o seu dinheiro

Patch Porto
©João Saramago
Compras, Lojas vintage

As melhores lojas vintage no Porto

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência.

Patch Porto
©João Saramago
Compras

As melhores lojas alternativas no Porto

Farto de fazer compras sempre nos mesmos sítios? Fuja das multidões e vá respirar outros ares. Quer precise de renovar o armário, adicionar páginas à sua livraria ou lhe apeteça investir em arte – estas lojas têm de tudo. 

Publicidade
ó galeria
©Cláudia Paiva
Compras

As melhores lojas em Cedofeita

Lojas de roupa ou de decoração, espaços que funcionam como rampas de lançamento para jovens criadores, outras que vendem jóias, ilustrações, produtos gourmet que lhe enchem as prateleiras da despensa, ou até candeeiros que lhe iluminam a casa. Estas são as melhores lojas em Cedofeita. Visite-as. Elas estão à sua espera.

L de Luz
©DR
Compras

As melhores lojas na Baixa

Porque não juntar o útil ao agradável? Faça as suas compras enquanto dá um bonito passeio pela Invicta. Fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas na Baixa, para que possa ir directo onde pretende, sem ter de andar às voltas. Iluminação, criações de autores portugueses, decoração, roupa, sapatos e até peças em cerâmica vão ser algumas das sugestões que por aqui vai encontrar.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com