Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores lojas para comprar discos de vinil no Porto

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Na Porto Calling encontra vários géneros de música como o rock progressivo, jazz, punk e soul
©DR Na Porto Calling encontra vários géneros de música como o rock progressivo, jazz, punk e soul

As melhores lojas para comprar discos de vinil no Porto

Acredita que a música soa melhor numa rodela de vinil? Então vai ficar muito bem servido no Porto. Descubra as melhores lojas da cidade para comprar discos.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Foi o formato mais usado e lucrativo para ouvir música durante décadas, quase morreu durante a década de 1990 às mãos do CD, mas ganhou uma segunda vida como objecto de culto em pleno século XXI. Agora, entre resistentes, recém-convertidos e curiosos, já se compõe uma multidão jeitosa a dar uso ao gira-discos. Numa época em que a música circula livremente no meio digital, os vinis são cada vez mais uma certeza no mercado musical. Do pop/rock à electrónica, do metal ao jazz, nestas lojas encontra todo o tipo de discos, novos ou usados.

Recomendado: Um disco de música portuguesa por dia

Lojas para comprar discos de vinil no Porto:

Musak
Musak
© DR

Muzak

Música Santa Catarina

Com bons preços e grandes achados, é uma paragem obrigatória para quem gosta de vasculhar por entre caixas de vinis usados. A loja toca nas várias galáxias musicais, sobretudo no jazz, soul e funk, e está actualmente integrada na Kate Skateshop. É um sítio visitado por coleccionadores, DJs, compradores ocasionais e até ilustres – em tempos idos, um dos guitarristas dos Radiohead veio aqui abastecer-se. Mas um dos grandes trunfos da Muzak está também no conhecimento melómano das pessoas que a gerem. Se precisar de alguma coisa, é só perguntar.

Louie Louie
Louie Louie
©DR

Louie Louie

Compras Música e entretenimento Baixa

A Louie Louie tem tudo. Novos e usados, vinis e CDs, fanzines e material de merchandise. Desde as últimas novidades do mercado até títulos mais antigos, tem música de todos os géneros – dos mais comerciais aos mais obscuros. A loja abriu no Porto em 2004, na Rua do Almada, onde ainda hoje se encontra, uns números mais abaixo do espaço original. É o sítio certo para passar umas horas a descobrir música nova e a reencontrar velhas memórias. Anda à procura de um disco específico? A Louie Louie encontra. Tem discos em casa a ganhar pó? A Louie Louie compra.

Publicidade
Tubitek
Tubitek
© DR

Tubitek

Compras Música e entretenimento Santa Catarina

Uma boa loja de discos nunca é apenas uma loja de discos. Nas décadas de 1980 e 90, a Tubitek era um local de culto no Porto, responsável pela formação musical de muitos portuenses. Fechou no ano 2000, mas a sua importância para a cidade justificou a reabertura do espaço em 2014. Preservando o seu estatuto de referência, mantém uma extensa oferta de discos novos em vinil e CD, com novidades e reedições de quase todas as linguagens musicais, mas também acessórios de manutenção dos gira-discos e capas protectores dos vinis. Em tempo de pandemia, aproveitam por vezes a área exterior para montar bancas ao ar livre com os discos da loja.

Matéria Prima
Matéria Prima
© DR

Matéria Prima

Compras Estilo de vida Cedofeita

É uma das lojas de discos mais especiais do país, um local de culto para profissionais e aficcionados da música menos mainstream. No fundo, um dos melhores sítios para explorar novos mundos sonoros. A Matéria Prima procura as abordagens mais singulares da música, sobretudo na electrónica exporatória, minimalista e improvisacional, e no rock alternativo, nos eixos do noise e drone. Trabalha sobretudo com novas edições em diversos formatos (vinil, CD, cassete) e também com uma boa selecção de livros, revistas, DVDs e zines. Numa altura em que celebra 30 anos de actividade, a loja está a oferecer descontos e promoções ocasionais.

Publicidade
Porto Calling
Porto Calling
© DR

Porto Calling

Compras Música e entretenimento Baixa

Ao lado do Hotel Malaposta, dentro de um pequeno corredor, vai encontrar esta loja, escondida como os melhores tesouros. A Porto Calling, que se inspirou no hino "London Calling" dos The Clash, é especializada em vinil novo e usado, de todos os géneros de música, e com novidades a chegar regularmente. Há discos de rock progressivo, jazz, punk, soul, bandas sonoras, música brasileira e jamaicana, com preços que variam em função da procura e do grau de raridade.

Discos do Baú
Discos do Baú
© DR

Discos do Baú

Compras Música e entretenimento Porto

O dono da Discos do Baú é coleccionador de vinil desde a adolescência e DJ há mais de duas décadas. Ao longo dos anos, comprou milhares de discos e começou a vendê-los online, até que em 2017 abriu uma loja na Rua da Torrinha. Há vinis de todos os géneros musicais, incluindo rock, pop, música brasileira e africana, jazz, funk e soul, mas também acessórios e equipamentos áudio para venda.

Publicidade
Vinyl Disc
Vinyl Disc
© DR

Vinyl Disc

Compras Música e entretenimento Baixa

A Vinyl Disc fica num terceiro andar na Rua Ramalho Ortigão e está dividida em duas salas. A primeira é dedicada ao rock e é onde estão os clássicos da pop-rock, do progressivo, folk, música portuguesa, new wave e heavy metal. Na segunda sala  pode encontrar rap, reggae, ska, funk, soul e um leque de bandas sonoras, música clássica, brasileira e francesa.

Music and Riots
Music and Riots
Fotografia de Andreia Alves

Music and Riots

Música Cedofeita

No meio de uma pandemia, o Porto ganhou uma nova loja de discos. Abriu no dia 14 de Setembro no Centro Comercial Bombarda, numa altura em que as lojas independentes de discos são cada vez mais necessárias. Pelas mãos da Music and Riots, uma publicação de música independente, este espaço funciona como loja, mas também como escritório da revista. Por aqui encontram-se discos que seguem a mesma curadoria, a alma independente e o espírito DIY da publicação. O vinil é a estrela da casa, mas também vendem outros formatos como cassetes e CDs, com atenção a editoras como a Sargent House, XL Recordings, Sub Pop, Sacred Bones e 4AD.

Publicidade
Piranha Loja de Música
Piranha Loja de Música
© DR

Piranha

Compras Música e entretenimento Boavista

A Piranha fica no Centro Comercial Parque Itália e é especializada em géneros mais pesados como o metal, thrash, grunge, stoner, hardcore, punk, emocore, gótico e industrial. Tem uma boa selecção de CDs e cada vez mais vinis, novos e em segunda mão. Se preferir, pode encomendar através do site ou da plataforma Discogs.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade