Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Lojas de discos do Porto para comprar online

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Porto Calling
© DR Porto Calling

Lojas de discos do Porto para comprar online

Estas lojas fecharam temporariamente, mas continuam a aceitar encomendas. Compre online e fique em casa a ouvir discos.

Por Ana Patrícia Silva
Publicidade

Com a agenda cultural vazia e os espaços fechados, os músicos, as editoras e as lojas independentes estão a ser severamente afectados. Neste momento, comprar música é a melhor forma de continuar a apoiar os artistas e os negócios locais. Estas lojas fecharam as portas temporariamente, mas continuam em actividade através dos seus sites, redes sociais e outras plataformas. Enquanto as coisas não regressam à normalidade, seja lá o que isso for, fique em casa a ouvir discos. Vai ver que o tempo até passa mais depressa.

Recomendado: 13 músicas sobre o Porto para cantar à janela

Lojas de discos online do Porto

Louie Louie
Louie Louie
© DR

1. Louie Louie

A loja física na Rua do Almada encerrou, mas a Louie Louie continua a enviar encomendas duas vezes por semana. Neste momento estão a oferecer 20% de desconto em todas as compras e oferta de portes em encomendas superiores a 20€. Discos novos e usados é o que pode encontrar na loja online. A oferta é variada e inclui uma boa selecção de pop/rock, jazz, blues, metal, punk, hardcore, world music, folk, soul, funk, disco, hip-hop, reggae/dub e electrónica, com as novidades mais recentes e algumas raridades.

Matéria Prima
Matéria Prima
© DR

2. Matéria Prima

A Matéria Prima procura as abordagens mais singulares e exploratórias da música. É uma das lojas de discos mais especiais do país. Trabalha sobretudo com novas edições em diversos formatos (vinil, CD, cassete) e também com uma boa selecção de livros, revistas, DVDs e zines. A loja na Rua Miguel Bombarda fechou temporariamente, mas continua a vender online através do seu site e da plataforma Discogs, com portes gratuitos para todo o território nacional. Numa altura em que celebra 30 anos de actividade, a Matéria Prima está a oferecer descontos e promoções ocasionais.

Publicidade
Porto Calling
Porto Calling
© DR

3. Porto Calling

A loja que se inspirou no hino "London Calling", dos The Clash, é especializada em vinil novo e usado, de todos os géneros de música, e com novidades a chegar regularmente. O espaço na Rua da Conceição fechou no dia 13 de Março, mas a Porto Calling vai continuar, como sempre, a aceitar encomendas online

Piranha
Piranha
© DR

4. Piranha

A Piranha fica no Centro Comercial Parque Itália e é especializada em géneros mais pesados como o metal, thrash, grunge, stoner, hardcore, punk, emocore, gótico e industrial. Neste momento estão aceitar encomendas para todo o mundo através do site e da plataforma Discogs. "A loja física está a funcionar em horário reduzido e muito condicionada, pois não podemos atender clientes presencialmente, mas fazemos entregas ao domicílio e na porta do Centro Comercial, para aqueles clientes que moram e trabalham aqui na zona da Boavista", explica o proprietário Miguel Teixeira.

Publicidade
Tubitek
Tubitek
© DR

5. Tubitek / CDGO

A Tubitek foi um marco no Porto durante as décadas de 1980 e 90. Fechou em 2000, mas em 2014 reabriu as portas. Voltou a encerrar agora temporariamente, mas pode continuar a comprar os seus discos através do site www.cdgo.com, uma das maiores bases de dados para a aquisição de artigos discográficos. Há música de todos os estilos e em todos os formatos.

Vinyl Disc
Vinyl Disc
© DR

6. Vinyl Disc

Num terceiro andar na Rua Ramalho Ortigão, a Vinyl Disc dedica-se a vinis em segunda mão de todos espectros musicais. Música progressiva, rock, folk, new wave, heavy metal, hip-hop, reggae, funk, soul, MPB e bandas sonoras, aqui não falta nada. A loja está encerrada, mas pode continuar a comprar tudo isto no site da Vinyl Disc.

Mais música:

Na Porto Calling encontra vários géneros de música como o rock progressivo, jazz, punk e soul
©DR

Cinco lojas para comprar discos de vinil no Porto

Compras Música e entretenimento

Foi o formato mais usado e lucrativo para ouvir música durante décadas, quase morreu durante a década de 1990 às mãos do CD, e ganhou uma segunda vida como objecto de culto dispendioso em pleno século XXI. Em 2018, entre resistentes, recém-convertidos e curiosos já se compõe uma multidão jeitosa a dar uso ao gira-discos. Da pop-rock à música do mundo, mais o metal, a electrónica de dança e o jazz, nestas cinco lojas para comprar discos de vinil no Porto (não são as únicas: é favor não esquecer espaços óptimos e históricos como a Muzak Vinil e a Matéria Prima, ambos em Miguel Bombarda) encontra de quase tudo, novo ou usado — e todas na Baixa, para não se cansar.

Um disco por dia
DR

Desafio Time In: Um disco de música portuguesa por dia

Música Portuguesa

Aproveite os próximos tempos para fazer aquilo que sempre adiou. Ler um livro, ver um filme, ouvir um disco. Qualquer coisa é melhor do que ficar obcecado a ver e a ler notícias sobre o surto de Covid-19. Entretenha os ouvidos com música. Se puder apoiar a música nacional, ainda melhor. Nas últimas semanas, choveram cancelamentos de concertos para os próximos meses. Confinados às suas casas, alguns músicos viraram-se para os ecrãs para continuar a partilhar um pouco da sua arte. Mas ninguém sobrevive com concertos online gratuitos, por isso, nesta altura a melhor forma de os apoiar é comprando música em lojas virtuais. Reserve uma hora por dia para ouvir um disco. Se puder, compre. Veja aqui todos os Desafios Time In

Publicidade
Manel Cruz
© SFPNMC

Os melhores discos portuenses de 2019

Música

A colheita musical de 2019 no Porto tem autores arrepiantes, bandas transcendentes, máquinas dançantes e uma harpa encantada. A Time Out reuniu os álbuns portuenses deste ano que não deve perder. Nomes como Manuel Cruz, Sensible Soccers, Luca Argel ou White Haus marcaram a agenda musical ao longo destes 12 meses e não passaram despercebidos entre as principais salas de espectáculos da Invicta. Se tem amor à música, vai gostar muito de ler e ouvir a lista que preparámos para si com muito carinho.  Recomendado: 31 Coisas incríveis para fazer no Porto

Rui Veloso
© Arlindo Camacho

13 músicas sobre o Porto para cantar à janela

Música Portuguesa

A vida como a conhecíamos está suspensa. Nesta altura estamos todos a sonhar com o mesmo: sair de casa, abraçar amigos e família, jantar fora, ir a concertos, rebolar na relva. Enquanto aguardamos por dias melhores, é importante lembrar as coisas bonitas. Das varandas e janelas à volta do mundo chegam relatos e vídeos de pessoas a cantar, a tocar ou simplesmente a ouvir. Para lembrar que o Porto é a melhor cidade do mundo, decore estas músicas e cante também, como se ninguém estivesse a ouvir.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade