A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

The Presidential Train nomeado para melhor evento do ano pelo World Restaurant Awards

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

O The Presidential Train, projecto de Gonçalo Castel-Branco, que colocou o histórico comboio Presidencial português a percorrer a linha do Douro com chefs Michelin a bordo, foi um dos cinco nomeados para melhor evento do Ano pelos World Restaurant Awards. O vencedor desta e de outras categorias destes prémios, “criados com o objectivo de celebrar restaurantes como cultura, considerados em pé de igualdade com o cinema, arte e música”, será anunciado a 18 de Fevereiro, numa cerimónia que terá lugar em Paris.

Esta não é a primeira distinção atribuída ao projecto. Em 2017, O The Presidential foi eleito o melhor evento público do mundo pelos Best Event Awards. O projecto surgiu em 2016, depois de uma visita de Gonçalo ao Museu Nacional Ferroviário, no qual o comboio, que foi criado em 1890 para D. Luís I e utilizado por todos os reis e presidentes da república até 1970, se encontrava. Entretanto, este já fez 44 viagens e transportou mais de 4000 passageiros, oriundos de diferentes latitudes, com chefs como Dieter Koschina, João Rodrigues, Pedro Lemos e Vasco Coelho Santos a bordo na cozinha.

O The Refugee Food Festival (Paris), que pretende que os restaurantes abram e confiem as suas cozinhas a chefs refugiados para compartilhar momentos saborosos e unificadores; o Parabere Forum (Malmo, Suíça), plataforma internacional que inclui as visões das mulheres sobre os principais problemas alimentares; o Al Mèni (Rimini, Itália) mercado no qual chefs de rua trabalham com produtos da terra, designers produzem ideias com as mãos, e agricultores e produtores de vinho apresentam as suas mercadorias; e o Lyle’s (Londres), restaurante do chef James Lowe são os outros eventos que completam a lista de nomeados.

© DR

Este ano, o comboio regressa à linha do Douro nos dias 20, 21, 27 e 28 de Setembro; e 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de Outubro. Mais uma vez, parte de São Bento em direcção à Quinta do Vesúvio, na qual terá lugar uma prova de vinhos. Na viagem de regresso ao Porto, os passageiros podem contar com uma carruagem bar com música ao vivo e uma carruagem salão de chá. O preço por passageiro é de 650€.

+ Gonçalo Castel-Branco: "Eu era o tipo das ideias estúpidas que funcionavam"

+ Oito coisas para fazer no Douro

Últimas notícias

    Publicidade