A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Torre de Souto Moura para o Time Out Market Porto terá 21 metros e um restaurante panorâmico

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

O arquitecto Souto Moura revelou hoje o projecto que está a desenvolver para a Estação de São Bento, na zona que ficará sob a concessão da Time Out, caso o plano seja aprovado pela UNESCO. Este precisa de autorização uma vez que o espaço se encontra inserido numa área classificada como Património Mundial pela organização.

Além dos armazéns que serão recuperados e irão acolher uma zona de restauração com esplanada exterior, será instalada uma torre com 21 metros, que terá no topo um restaurante panorâmico com vista para os Clérigos, e ainda um piso intermédio com um palco, onde poderão decorrer concertos e projecções de filmes.

Souto Moura foi convidado pela autarquia a apresentar o projecto – recorrendo a uma maquete do espaço e a simulações visuais que ilustram o impacto que a torre terá – que já deu origem a “alguma contestação e polémica”, segundo palavras de Rui Moreira. O autarca disse ainda, durante a reunião de Executivo, que não só não se iria opor, como afirmou ser “inteiramente favorável ao projecto”.

Desenho de Souto Moura
©1825 Architectural Visualization

“Seria uma pena daqui a 100 anos sermos julgados por não termos sido capazes de deixar uma obra de relevo de um prémio Pritzker no Porto, quando hoje temos na cidade arquitectos como Souto Moura ou Siza Vieira”, explicou o presidente.

A Time Out apresentou oficialmente o projecto do mercado à Câmara Municipal do Porto e os 13 vereadores eleitos mostraram-se favoráveis. O processo para a ala sul da estação ferroviária está sob alçada da Porto Vivo-SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense), tendo a Direcção-Geral do Património Cultural já solicitado parecer à UNESCO. Assim que esta der luz verde, os trabalhos arrancam.

Maquete do espaço
©1825 Architectural Visualization

+ Sessenta e oito espectáculos gratuitos no Porto este ano

+ Porto Blues Fest está de volta ao Palácio de Cristal

Últimas notícias

    Publicidade