Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Uma exposição para mergulhar na obra de Manuel Lapa, designer gráfico ao serviço do Estado Novo
A Casa do Design acolhe mais de 150 trabalhos de Manuel Lapa até 22 de Março
© Fernando Miranda/ESAD A Casa do Design acolhe mais de 150 trabalhos de Manuel Lapa até 22 de Março

Uma exposição para mergulhar na obra de Manuel Lapa, designer gráfico ao serviço do Estado Novo

Publicidade

É difícil falar da história do design português sem referir Manuel Lapa (1914-1979), reconhecido artista gráfico cuja obra atravessa áreas como a ilustração e o design editorial, hagiografia (obras sobre santos) e figurinismo para cinema. A sua obra mais marcante situa-se entre as décadas de 1940 e 1970, período em que esteve ao serviço dos veículos de propaganda do Estado Novo.

O trabalho do também director de arte da Exposição do Mundo Português (1940) pode ser visto em Da Luz e das Sombras, que ocupa a Casa do Design, em Matosinhos, até 22 de Março. A exposição tem curadoria de Jorge Silva e apresenta 34 desenhos e maquetes, 66 impressões digitais em papel (a partir de ilustrações de livros), 56 cartazes, livros e revistas e três ilustrações grandes em vinil recortado.

Manuel Lapa

 

Manuel Lapa
© DR

 

Manuel Lapa formou-se e foi professor na Escola de Belas-Artes de Lisboa e integrou a equipa fundadora do Instituto de Arte, Decoração e Design de Lisboa (IADE). Colaborou com várias publicações, fez parte da equipa de artistas-decoradores do Museu de Arte Popular e, em 1947, recebeu o Prémio Domingos Sequeira.

Da Luz e das Sombras, exposição apresentada originalmente por ocasião da Festa de Ilustração de Setúbal 2019, é resultado de uma parceria entre os municípios de Matosinhos e de Setúbal e a esad-idea. A entrada é livre.

+ Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Share the story
Últimas notícias
    Publicidade