A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Uma exposição para mergulhar na obra de Manuel Lapa, designer gráfico ao serviço do Estado Novo

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

É difícil falar da história do design português sem referir Manuel Lapa (1914-1979), reconhecido artista gráfico cuja obra atravessa áreas como a ilustração e o design editorial, hagiografia (obras sobre santos) e figurinismo para cinema. A sua obra mais marcante situa-se entre as décadas de 1940 e 1970, período em que esteve ao serviço dos veículos de propaganda do Estado Novo.

O trabalho do também director de arte da Exposição do Mundo Português (1940) pode ser visto em Da Luz e das Sombras, que ocupa a Casa do Design, em Matosinhos, até 22 de Março. A exposição tem curadoria de Jorge Silva e apresenta 34 desenhos e maquetes, 66 impressões digitais em papel (a partir de ilustrações de livros), 56 cartazes, livros e revistas e três ilustrações grandes em vinil recortado.

Manuel Lapa
Manuel Lapa
© DR

Manuel Lapa formou-se e foi professor na Escola de Belas-Artes de Lisboa e integrou a equipa fundadora do Instituto de Arte, Decoração e Design de Lisboa (IADE). Colaborou com várias publicações, fez parte da equipa de artistas-decoradores do Museu de Arte Popular e, em 1947, recebeu o Prémio Domingos Sequeira.

Da Luz e das Sombras, exposição apresentada originalmente por ocasião da Festa de Ilustração de Setúbal 2019, é resultado de uma parceria entre os municípios de Matosinhos e de Setúbal e a esad-idea. A entrada é livre.

+ Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade