A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Uma nova ponte vai ligar o Porto a Gaia

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Se a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia já era forte, os laços entre as duas cidades vão ficar ainda mais reforçados. Os presidentes de ambas as autarquias, Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, anunciaram esta manhã a construção de uma nova ponte rodoviária sobre o Douro que irá unir os dois concelhos.

Esta será construída a montante da ponte São João (que é apenas ferroviária) e ligará a zona de Oliveira do Douro, em Gaia, a Campanhã, no Porto. E também já tem nome: vai chamar-se D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao antigo bispo do Porto que faleceu em Setembro do ano passado.

Além de trânsito automóvel, prevê ainda a circulação de peões e bicicletas, e novas ligações de transportes públicos rodoviários. Esta é a sétima a ligar as duas margens.

A construção será paga inteiramente pelos dois municípios, em partes iguais. “É uma obra que não depende de dinheiros externos”, disse Rodrigues durante a conferência de imprensa. Estima-se que o orçamento seja de 12 milhões de euros e que a construção fique concluída no prazo de quatro anos. Antes disso, serão necessários dois concursos públicos, um para a concepção, que será lançado ainda este ano, e outro, a nível internacional, para a construção.

O anúncio foi feito no Laboratório Edgar Cardoso, em Gaia, edifício construído pelo engenheiro com o mesmo nome para acompanhar a construção da ponte de comboios São João. Há muito que Gaia quer transformar este espaço, que deixou de ter uso após a inauguração da travessia em 1991, num museu das pontes.

+ Associação dos Amigos do Coliseu aprova financiamento da seguradora Ageas

Por ano, o Porto recebe oito turistas por cada morador

Últimas notícias

    Publicidade