A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vila do Conde é a melhor freguesia para se viver no Grande Porto

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Os moradores de Vila do Conde talvez já saibam, mas agora têm um estudo para apresentar quando quiserem afirmar que a sua freguesia é a melhor para se viver no Grande Porto. A Imovirtual, portal imobiliário, foi a responsável pela pesquisa apresentada esta terça-feira - realizada junto de mais de 2.850 indivíduos residentes em Portugal -, que resultou numa listagem das dez melhores freguesias para se habitar na região. A análise teve em conta as freguesias que receberam no mínimo 20 respostas cada, num total de 36, avançou o Jornal Económico.

Segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida em geral, acessos e estacionamento foram os parâmetros segundo os quais as localidades foram avaliadas pelos seus residentes. Vila do Conde alcançou as melhores avaliações entre todas as freguesias dos concelhos analisados - Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia -, numa escala de 1 a 5, em limpeza (4,45), qualidade do ar (4,39), acessos e segurança (ambas com 4,26).

A cidade da Maia (4,16), Arcozelo (4,09), Matosinhos e Leça da Palmeira (4,08), São Félix da Marinha (4,05), Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (4,00), Santo Tirso, Couto e Burgães (4), Mafamude e Vilar do Paraíso (3,92), São Mamede de Infesta e Senhora da Hora (3,92) e Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai (3,91) completam a lista da Imovirtual.

No reverso da medalha estão as freguesias de Pedroso e Seixezelo (3,68), Baguim do Monte (3,68), Oliveira do Douro (3,68), Bougado (São Martinho e Santiago) (3,65), Ermesinde (3,65), Fânzeres e São Pedro da Cova (3,63), Valongo (3,59), Campanhã (3,45), Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo (3,40) e Serzedo e Perosinho (3,33), como as piores classificados deste estudo, que recolheu dados entre os meses de Abril e Setembro deste ano.

+ Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde vai ser transformado em hotel de luxo

Últimas notícias

    Publicidade