A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Wonther x Ownever
© Tiago da CunhaWonther x Ownever

Wonther e Ownever juntam-se para criar peça de joalharia com materiais reutilizados

O design sustentável uniu as duas marcas nortenhas na criação desta pulseira especial.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Foi graças ao desafio lançado pela AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal) e pelo MAAT (Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia) com o mote "Rethink. React. Reshape" – que as marcas portuguesas Wonther e Ownever se juntaram para criar uma peça de joalharia única. Baptizada com o nome Interlinked, esta pulseira é feita com materiais reutilizados de ambas as marcas.  

Primeiro, é necessário fazer apresentações, para quem não conhece as marcas: a Wonther especializa-se na joalharia e a Ownever produz malas de luxo. Unidas, responderam à premissa do desafio, lançado pelo museu lisboeta, que consistia na criação de jóias para integrarem a "colecção exclusiva para a loja do MAAT, que tivessem por base o upcycling, através da incorporação de materiais reutilizados", lê-se em comunicado. 

O resultado é esta pulseira, incluída na nova colecção da Wonther, e que é feita com as sobras de "pequenas partes de pele resultantes da manufactura das carteiras", às quais se junta o ouro de 18 quilates. Escolheram o nome Interlinked para ser "o símbolo de uma nova filosofia de design colaborativo quem tem por base reaproveitar e valorizar".  

Wonther x Ownever
© WontherPulseira Interlinked

"Este desafio foi fantástico, porque nos fez pensar não só em como podemos incluir outros materiais na joalharia, mas também em como acrescentar valor ao que criamos com o reaproveitamento. Temos de mudar o paradigma de ver algo como desperdício, e passar a vê-lo como uma oportunidade", diz Olga Kassian, fundadora da Wonther. 

A peça estará disponível nas próximas semanas na loja do MAAT, em Lisboa, mas também na loja online da marca de joalharia portuguesa, em duas versões: prata 925 banhada a ouro de 24 quilates (370) e em ouro de 18 quilates (5054).

+ Dez marcas sustentáveis portuguesas

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade