Mercado da Vila
© Mercado da Vila
© Mercado da Vila

O melhor do Mercado da Vila de Cascais

Além de funcionar como mercado tradicional, com frutas, legumes, peixe, carne e flores, tem restaurantes e lojas que estão abertos todos os dias.

Ricardo Farinha
Publicidade

Baptizado em 2014 como Mercado da Vila, o mercado de Cascais nasceu em 1952 e durante décadas manteve-se como o melhor sítio para comprar frescos, flores e peixe. Foi completamente reformulado há nove anos, transformando-se num pólo de restaurantes, bares e eventos – de mercados temporários a workshops de culinária – nunca esquecendo o lado mais castiço e autêntico, com frescos e uma feira à portuguesa todas as quartas-feiras, sábados e domingos de manhã. 

Espaço de passeio e lazer, o Mercado da Vila convida hoje a muito mais do que abastecer a despensa ou encher o frigorífico – pode provar petiscos ibéricos, marisco do bom, cervejas do mundo, queijos franceses ou chocolates premium. Eis o melhor que pode encontrar por lá.

Rua Padre Moisés da Silva, 1, Cascais

O melhor do Mercado da Vila de Cascais

  • Cascais

Percebes, amêijoas, ostras, canilhas, bruxas, camarões, carabineiros, sapateira, lambujinhas e, como não pode faltar numa marisqueira que se preze, pregos. Este restaurante integrado na peixaria do mercado de Cascais funciona quase como uma ida às compras: primeiro escolhe o marisco que quer, a quantidade e a forma como o quer cozinhado. Depois decide se come ali mesmo ou se leva para casa.  

  • Comida

Foi em meados de Outubro de 2023 que os chocolates premium da Diogo Vaz chegaram (novamente) a Portugal, com a abertura de uma pequena loja no Mercado da Vila de Cascais. De tabletes a bombons, passando por macarons e outras especialidades, são muitas as opções de chocolate que se podem provar neste que é o segundo espaço na história da marca no país.

Publicidade
  • Orgânico
  • Cascais

Comida saudável e bem apresentada, feita com ingredientes frescos da época, produtos locais de produções responsáveis e sustentáveis, e com opções para diversos regimes alimentares. É isto que encontra no Local – Your Local Healthy Kitchen. Na carta não faltam pratos vegetarianos, como o caril thai vermelho de tofu biológico e legumes ou o hambúrguer de feijão preto com quinoa e guacamole, mas também há receitas com proteína animal – vários tipos de peixe, camarão, polvo e aves do campo. Da carta constam ainda 12 pokes diferentes e um DIY com um sem fim de combinações possíveis à escolha. Para rematar conte com sobremesas sem açúcares refinados e gelados artesanais.

Depois de terem aberto uma queijaria em Campo de Ourique em 2017, o casal francês de Ulysse Jasinsky e Léonie Benoist decidiu expandir o negócio para Cascais. Apaixonados por queijo e pelos métodos tradicionais de fabrico, têm dezenas (e dezenas) de opções disponíveis na sua simpática loja no Mercado da Vila. E nada de produtos que estejam também nos supermercados; aliás, a Maitrê Renard prima mesmo por vender queijos (e outras especialidades) de pequenos produtores, sobretudo franceses.

Até podem ser mais caros, mas também são mais saudáveis, sustentáveis e deliciosos, garantem. Entre muitas outras coisas, vendem ainda vinhos naturais, especiarias, mostardas, doces, geleias, vinagres, azeitonas, foie gras e alguns produtos italianos, como pastas e arroz ideal para risotto. A melhor altura para os visitar é no Inverno, quando a loja está repleta de queijos pois não há o risco que venham a derreter , até porque “não há mesa francesa no Natal sem um grande queijo no meio”.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras

Se o que procura é um restaurante para celebrar a moda de petiscar, voilá. No irmão do meio dos restaurantes que conquistaram os cascaenses (o mais velho é na Torre, o mais novo no guincho), um corrupio de empregados anda entre a sala interior e as esplanadas – uma dá para dentro, a outra para fora do mercado –, carregados de travessas com cascas de batatas, pimentos Padrón, ovos com espargos, croquetes de alheira, pregos ou bifes. Sabores mais portugueses não há. Preços mais em conta, dificilmente encontra.

  • Compras

Foi em 2022 que este projecto em que as borras dos cafés da Delta são usadas para dar vida a cogumelos Pleurotus e Shitake contribuindo assim para um ecossistema mais sustentável, e reduzindo o desperdício chegou ao Mercado da Vila de Cascais. É nesta “quinta urbana” que se podem comprar cogumelos de qualidade, sendo que também é possível adquirir os produtos da Nãm online.

Publicidade

Em pleno Mercado da Vila, este espaço tem como objectivo preservar o património gastronómico do concelho de Cascais. A ideia surgiu após a publicação do livro Receitas de Reis e Pescadores (2017), da autoria de Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto, e desde finais de 2021 que aqui acontece muita coisa ligada à gastronomia local e não só. Há actividades para crianças e jovens e workshops com chefs, provas harmonizadas do vinho de Carcavelos, ou ainda eventos mais técnicos como, por exemplo, formações sobre como licenciar a sua cozinha e cursos de fotografia gastronómica. 

Aberto a todos, de todas as idades, cascalenses, portugueses e do mundo, o Food Lab terá o maior gosto em recebê-lo. Consulte a agenda, para ver se algum dos eventos lhe enche as medidas, ou envie um mail para algo mais pensado à medida. 

 

  • Cascais

Depois do Campo Pequeno e da Avenida, em Lisboa, Cascais recebeu o terceiro restaurante da cadeia Rubro no Mercado da Vila, com um conceito próprio baseado em três pilares essenciais: o vinho, a grelha e as tapas. De toda a oferta, a estrela da casa é a carne maturada e o ex-libris chama-se Chuletón de Buey, preparado em grelha de carvão e temperado apenas com sal marinho de Oviedo, que a par da maturação, lhe conferem um sabor e textura únicos.

Publicidade

O famoso leitão de Negrais era servido há muito tempo no Mercado da Vila de Cascais, mas desde 2014 que ganhou um espaço próprio. A HM Caneira é uma empresa que foi criada nos anos 80 para formalizar um “saber de família” que já existia, na altura, pelo menos há 50 anos. Apesar de todas as evoluções do mundo moderno, continuam a servir aquilo que melhor sabem fazer: leitão assado, que chega todos os dias da fábrica. Por lá também se encontram outros produtos com a mesma carne, como os rissóis ou as sandes de leitão, e também é possível adquirir produtos nacionais, desde o azeite aos chás, passando pela ginja.

O conceito é simples: cervejas de todo o mundo. Há anos que é assim no Beer Cascais, onde se vendem neste momento cerca de 90 referências diferentes, de vários países e continentes, engarrafadas e, nalguns casos, à pressão. As cervejas alemãs e belgas são das que têm mais saída, mas existem especialidades diversas, mais e menos amargas, leves e pesadas, artesanais e industriais. Na dúvida, é provar.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras

Descobrir vinhos. E bebê-los, claro. São estas as principais ideias por detrás do projeto Castas da Vida, que dá especial atenção aos produtores independentes. Se aderir ao clube, pode receber o vinho diretamente à sua porta.

Castasdavida.pt. 

Desde 2016 que o Mercado da Vila de Cascais tem um restaurante de sushi tradicional onde também se podem provar diversas opções de fusão. Além dos combinados e das peças que podem ser pedidas avulso, servem ramen, frango satai, pad thai e outras especialidades asiáticas.

Publicidade
  • Compras

É o sítio ideal para quem se procura abastecer de frutos secos. Tudo o que possa imaginar está nas bancas do Lugar dos Frutos Secos, loja tradicional que vende a granel e que inclui especialidades (e inúmeros derivados) que não se encontram em todos os sítios. Desde 1952 que anda pelo Mercado da Vila.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade