Museu, Casa das Histórias, Paula Rego, Cascais
©Arlindo Camacho | Casa das Histórias Paula Rego
©Arlindo Camacho

Os melhores programas para fugir ao calor em Cascais

Quando não se aguentam as temperaturas lá fora, há em Cascais um parque de diversões interior, museus com ar condicionado, uma fonte de gelo num spa ou a frescura natural de uma gruta.

Ricardo Farinha
Publicidade

Poucos sítios em Portugal sabem tão bem no Verão como a Linha de Cascais, entre mergulhos refrescantes e banhos de sol, com as suas praias, esplanadas e terraços. Mas quando o calor aperta e as temperaturas ficam insuportáveis, por vezes tudo o que nos apetece é um sítio fresquinho com ar condicionado ou um programa à sombra para escapar aos raios de sol. Entre passeios arejados na natureza, museus agradáveis, spas relaxantes e sítios onde os miúdos se podem divertir sem derreter, esta é uma daquelas listas de sugestões para guardar sempre que o calor for demasiado intenso. 

+ As melhores piscinas em Cascais para um mergulho

Os melhores programas para fugir ao calor em Cascais

  • Atracções

As grutas são uma das mais frescas maravilhas da natureza. A explicação é simples: a partir de determinada profundidade, a temperatura mantém-se estável. Além disso, as rochas e a terra são óptimos isolantes térmicos. Assim, um bom programa para fazer nesta altura do ano — até porque elas estão encerradas durante as estações mais frias — é visitar as Grutas do Poço Velho, no centro da vila de Cascais. A visita livre está disponível durante todo o Verão aos sábados, domingos e feriados entre as 10.00 e as 13.00. Além disso, se tiver um grupo com várias pessoas, pode reservar uma visita guiada. Pensa-se que estas grutas pré-históricas eram usadas como necrópoles na Idade da Pedra, no Paleolítico. Agora, podem certamente ser utilizadas para passar uma manhã fresca e divertida, por mais quente que esteja à superfície.

  • Hotéis
  • Hotéis com spa

Se estiver demasiado quente para estar na praia ou na piscina, talvez a alternativa seja levar os banhos e afins para dentro de portas, nos relaxantes circuitos de spas que existem por Cascais.

Alguns dos melhores são os do Grande Real Villa Itália, do Evolution Cascais-Estoril, do Palácio Estoril Hotel, do Hotel Cascais Miragem, do Onyria Quinta da Marinha Hotel, do Pestana Cidadela Cascais, do Sheraton Cascais Resort ou o Mujo Movement & Wellness. Aproveite as piscinas interiores, a fonte de gelo ou os chuveiros multissensoriais, já para não falar dos muitos tratamentos e massagens. Aqui, as estações do ano não interessam para nada – mas talvez queira evitar a sauna e o banho turco nos meses mais quentes.

Publicidade
  • Museus
  • Arte e design

Seja no Verão ou no Inverno, para se proteger do calor ou da chuva, visitar os museus de Cascais é sempre uma boa ideia. O célebre Bairro dos Museus tem muitos edifícios com ar condicionado, repletos com obras de arte ou artefactos para conhecer. É composto pela Casa das Histórias Paula Rego, o Museu do Mar Rei D. Carlos, o Centro Cultural de Cascais, o Museu Condes de Castro Guimarães e o Farol Museu de Santa Marta, entre muitos outros. Ainda por cima a entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês. Nos outros dias, os residentes do concelho têm vantagem: desconto de 50% em todos os bilhetes.

  • Miúdos
  • Parques infantis

Diversão num espaço interior? Parece-nos a melhor recomendação possível num roteiro destes. É verdade que além do bowling, aqui é possível jogar lasertag, paintball, bazoka ball, bubble football ou arco e flecha, mas quando o alerta da meteorologia passa a vermelho, o melhor é mesmo ficar entre as pistas de bowling. Para uma opção mais cor-de-rosa, mas ainda assim fresquinha, explore o Playprincess, a zona preferida para festas de aniversário de crianças vaidosas.

Publicidade
  • Miúdos
  • Eventos activos

Actividade física intensa pode não ser o mais aconselhável num dia de temperaturas altas, mas quando a animação acontece dentro de portas e longe dos raios de sol, recomenda-se — até porque será uma óptima sugestão para os miúdos gastarem as pilhas sem apanharem um escaldão. No Anima Park, basta calçar as meias antiderrapantes para entrar num mundo de brincadeiras cheio de cores. Arborismo indoor, escalada, slide, escorrega de bóias, trampolins e videojogos são algumas das atracções que os miúdos vão encontrar por lá. Acha que já chega? Pois fique a saber que há ainda o Brinquedão, um espaço cheio de obstáculos, um labirinto e um escorrega; e ainda uma cidade em ponto pequeno.

Não há nada mais importante do que manter-se hidratado num dia intenso de calor. Sendo assim, talvez queira passar por alguns dos principais bares de Cascais — onde não faltarão copos para refrescar o corpo e aliviar a mente — como é o caso do Malacopa, do Blue Bar, da Taberna Clandestina, do Compañia de Bebidas ou do The Upper Deck do hotel Evolution Cascais-Estoril. Na dúvida, peça gelo extra.

Publicidade
  • Atracções
  • Quintas

Está provado e comprovado que uma das melhores foras de combater o calor excessivo é a criação de mais espaços com sombras. Assim, se quiser um programa de temperaturas reduzidas mas não lhe apetecer enfiar-se entre quatro paredes – o ar livre e as brisas naturais soam melhor a muitos – pode muito bem ir para o meio das árvores e da frescura da natureza. Em Cascais, tem bons sítios para o fazer: a Quinta do Pisão, por exemplo, ou a Barragem do Rio Mula, integrados no Parque Natural de Sintra-Cascais, onde os termómetros estão sempre mais baixos. Porém, espaços verdes com muitas árvores, como é o caso do Parque Marechal Carmona ou do Parque de Palmela, também podem servir para passeios (ou piqueniques com bebidas fresquinhas) à sombra.

  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos

É certo que terá de caminhar ao sol enquanto fizer esta visita, mas pense nisso como um pequeno sacrifício enquanto deambula pelas muitas galerias de arte que compõem o Art District da Cidadela de Cascais. Na maior do tempo estará a apreciar obras de arte em espaços fresquinhos, como é o caso das serigrafias da This Must Be The Place, das esculturas da Rogério Timóteo Art Gallery & Workshop, das pinturas da Saltão Gallery, da joalharia da MAM Jewellery Stories, das artes plásticas e joalharia da Gizela N, Cláudia Afonso Studio & Gallery e do artesanato e objectos decorativos da Allarts Gallery.

No final, o refresco mais que merecido: o novo Santini Corner, uma esplanada mesmo na entrada do forte do Cidadela, que além de gelados em cone e copo, os serve em cocktails e sangrias. 

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins

Outra opção lógica (e que muitos aproveitam) nesta altura do ano é usufruir da noite ao ar livre. Há quem prefira as esplanadas, quem goste de passear à beira-mar, mas aqui sugerimos as caminhadas nocturnas que se organizam pelo concelho. Já a 10 de Julho, por exemplo, a Hike Land organiza um percurso de seis quilómetros que irá percorrer os trilhos costeiros do Guincho, Abano e da Duna da Cresmina. No dia 28 do mesmo mês, é a vez da Green Trekker promover uma caminhada nocturna pela Ribeira da Vinha, um antigo trilho que ligava as aldeias à volta de Cascais.

  • Compras
  • Livrarias

Além dos museus e galerias de arte, existem outros espaços culturais bastante recomendáveis no que toca a fugir ao calor. Se as temperaturas estão tão altas que nos afastam das praias e das piscinas, talvez a alternativa seja mergulhar num livro, onde podemos escapar para infinitos mundos e realidades paralelas. Em Cascais, descubra as livrarias Indie, not a Bookshop, Déjà Lu, RG Livreiros e Galileu, mas também a Biblioteca Infantil e Juvenil do Parque Marechal Carmona, a Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana e a Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara.

+ Roteiro de livrarias independentes em Cascais

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade