Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores praias na Zambujeira do Mar
Praia dos Alteirinhos
© DR Praia dos Alteirinhos

As melhores praias na Zambujeira do Mar

Vai rumar a Sul, mas não sabe onde estender a toalha? Conheça estas praias na Zambujeira do Mar.

Por Mariana Correia de Barros e Tiago Neto
Publicidade

A Zambujeira do Mar é um paraíso de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes. Portanto, pegue em si e faça a viagem costa abaixo. Respire fundo, deixe a confusão para trás e explore as praias do litoral alentejano. São muitas, são boas, para naturistas e para famílias, para surfistas, para levar os patudos ou para torrar na companhia de um livro e nada mais. São as melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores. Bons banhos.

Recomendado: As praias paradisíacas que ainda resistem no Algarve

 

As melhores praias na Zambujeira do Mar

costa alentejana
costa alentejana
©Arlindo Camacho

Praia dos Machados

Atracções Praias

Apoveite o Google Maps que, graças aos seus “daqui a 200 metros virar à direita” ou “permanecer à esquerda na bifurcação”, leva até lá sem enganos. Depois, só tem de decidir se desce pelo trilho que inclui uma corda na parte final (e suja os pés com lama) ou o caminho do lado esquerdo, mais exigente para o físico, mas menos acidentado.

Como chegar: Deixar o carro ao pé dos animais da Herdade do Carvalhal da Rocha à saída da Praia do Carvalhal, seguir o caminho de terra batida a pé, sempre com o zoo ao lado, até chegar ao mar. São cerca de 30 minutos.

Praia da Amália
Praia da Amália
Fotografia: Arlindo Camacho

Praia da Amália

Atracções Praias

À excepção dos dias de MEO Sudoeste (que este ano não acontece), esta praia é um verdadeiro oásis de sossego, com muito espaço para a toalha. Quando a maré baixa, umas rochas lindíssimas dão ganas de ligar para a equipa de produção de A Guerra dos Tronos a convidá-la para filmar ali um spin-off. Abrigada do vento, tem um trilho mágico para lá chegar.

Como chegar: Na estrada do Brejão para a Azenha do Mar, virar à direita assim que encontrar uma enorme flor amarela. Andar até à casa com um muro branco. Depois é seguir pelo trilho da esquerda, por canaviais e rochas.

Publicidade
Praia do Cavaleiro
Praia do Cavaleiro
Fotografia: Arlindo Camacho

Praia do Cavaleiro

Atracções Praias

É mais uma das praias pitorescas, pequeninas e encantadoras (bonitas, fotogénicas... É escolher qualquer elogio adequado ao assunto) do litoral alentejano. É também conhecida como Praia da Carraca, é a última antes do Cabo Sardão e não é vigiada.

Como chegar: Na estrada que vai para o Cabo Sardão, poucos metros depois da indicação Almograve e Milfontes, virar numa estrada de terra batida à direita e seguir sempre em frente.

Praia da Baía da Arquinha

Atracções Praias

Se vai em busca de um areal extenso, começamos pela desilusão: não é. Ainda assim, espaço não lhe falta para estender a toalha e dar calor à pele sem grande público e sem ter de suster a respiração por causa dos vizinhos, o que é sempre bom para um tipo de banhos mais ao natural e justifica perfeitamente a viagem. Tome também atenção à subida da maré para ter o que pisar.

Como chegar: O acesso faz-se saindo da Zambujeira do Mar em direção a Norte, percorrendo cerca de 1 Km pela Estrada Municipal 1158.

Publicidade
praia da pedra da bica
praia da pedra da bica
Fotografia: Ana Luzia

Praia da Pedra da Bica

Atracções Praias

É uma grande praia na maré vazia, e uma pequenita amostra na maré cheia. Ainda assim, é das mais selvagens que pode encontrar, porque descer até à areia não é para qualquer um. Vá por nós e deixe toda a tralha em casa.

Como chegar: Saindo da Zambujeira do Mar em direcção ao Cabo Sardão (CM1158), parar o carro junto aos primeiros bancos de madeira do lado esquerdo, andar em frente e, assim que a praia aparecer à direita, começar a descer.

Praia dos Alteirinhos
Praia dos Alteirinhos
© DR

Praia dos Alteirinhos

Atracções Praias

Em dias de muito vento, e caso não se queira aventurar por uma das praias secretas do litoral alentejano, o melhor é escolher a Praia dos Alteirinhos, do lado sul da Praia da Zambujeira do Mar. Tem uma escadaria até à areia, e muito areal para percorrer – daí ser bastante procurada quer por famílias, quer por nudistas.

Como chegar: É a primeira praia depois da Praia da Zambujeira do Mar, na direcção sul, na estrada junto à costa.

Publicidade
Praia do Tonel
Praia do Tonel
Fotografia:Ana Luzia

Praia do Tonel

Atracções Praias

Pode correr o risco de chegar lá e a praia estar com muito cascalho, mas também pode não acontecer e ter um dia de praia digno de memória. A dificuldade na descida torna-a imprópria para cardíacos e é melhor ir preparado com uns sapatos adequados a caminhadas.

Como chegar: Saindo do Porto das Barcas em direcção a Almograve, virar na estrada que leva à Herdade do Touril e seguir sempre na direcção poente até à ravina.

praia do alvorião
praia do alvorião
Fotografia: Arlindo Camacho

Praia do Alvorião

Atracções Praias

Antes de descobrirmos o seu nome ofical, já tinha sido amor à primeira vista, uma aproximação feita com cuidado, porque chegar até ela não é pêra doce. Houve até uma desilusão amorosa, quando as águas subiram e foi preciso esperar na rocha que a maré voltasse ao normal. Mas continua a ter um lugar no coração da Time Out.

Como chegar: Na estrada de terra batida que vai da Zambujeira ao Carvalhal, antes de começar a descer, entrar para uma zona que tem uma casa (Quinta da Altavista do Carvalhal) e estacionar. A descida faz-se num caminho na encosta esquerda.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade