A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Receitas Time Out – Hummus de bulgur

Escrito por
Sara Sanz Pinto
Publicidade

Preocupados em aumentar a sua cultura gastronómica e em imprimir alguma criatividade nas refeições lá em casa, todos os meses apresentamos um ingrediente pouco frequente na maioria das cozinhas portuenses. Esta é a vez do bulgur. 
Receita de Fernando Morais, chef do Murais

O que é? Muito usado na culinária do Médio Oriente, é um produto obtido através dos grãos de trigo que, assim que começam a germinar, são pré-cozidos, secos e partidos para mais tarde serem consumidos.

Como se prepara? O bulgur pode ser cozinhado de várias formas mas a mais comum é a seguinte: coloque-o numa panela, adicione o dobro de água a ferver, tempere, tape e deixe repousar até absorver tudo.

Com que se tempera? Enquanto está a cozinhar, deve temperar-se com sal e pimenta. Depois de cozido, é normal temperá-lo com especiarias e ervas aromáticas.

Vai bem com quê? Legumes (assados ou estufados, se o prato for servido quente; crus, se for frio), ervas aromáticas – como cebolinho, coentros ou hortelã – e queijo de cabra ou feta.

Faz bem a quê? Rico em fibras e ferro, o bulgur facilita a digestão, é energético e tem propriedades anti-inflamatórias. Também sacia com facilidade, o que ajuda na perda de peso.

Onde se come? Experimente o tabbouleh (salada de bulgur com tomate, pepino e salsa) do Sabores do Sebouh, em Miguel Bombarda; o hambúrguer de bulgur e cogumelos do Vícios de Mesa; e o bulgur com ragout de legumes estufados, frutos secos e queijo feta do Noshi, ambos na Baixa.

Onde se compra? Está à venda em grandes superfícies, no Celeiro, na Casa Chinesa e na Casa Ramos, onde comprámos o que aqui vê. A embalagem de 500 gramas custa 1,85€.

Receita para 4 a 6 pessoas

Para o bulgur:
150 g de bulgur
1 dente de alho picado
120 g de tomate chucha em cubos pequenos
120 g de pepino em cubos pequenos
1 c. sopa de sumo de limão
3 c. sopa de azeite
Sal q.b.
Coentros e hortelã picados q.b.

Para o hummus:
200 g de grão de bico
Água de grão de bico
Sal q.b.
1 dente de alho
Sumo de limão
1 c. sobremesa de azeite
1 c. café de tahini (pasta de sésamo)
1 c. sobremesa de mix de especiarias

Coloque o bulgur numa taça com água a ferver durante 20/25 minutos. Noutra taça envolva o alho, o sal, o azeite, o sumo de limão, a hortelã, os coentros, o tomate e o pepino. Esfrie o bulgur, adicione ao preparado e reserve no frigorífico.

Numa liquidificadora junte os ingredientes para o hummus e triture até obter uma pasta homogénea. De seguida, ponha metade do preparado do bulgur e envolva com o hummus.

Sirva acompanhado do restante bulgur e de pão pita.

+ Atum com batata doce e pak choi – Receita de João Pupo Lameiras, chef do RO

Últimas notícias

    Publicidade