A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Afurada de Cima
© João SaramagoAfurada de Cima

Sete coisas para fazer na Afurada

Vistas de cortar a respiração, bom peixe e histórias das gentes do mar são alguns dos motivos para visitar esta freguesia gaiense que nunca desilude quem a visita

Escrito por
Teresa Castro Viana
Publicidade

Casas coloridas cobertas de azulejos recebem o sol a pique pela manhã e o cheiro a peixe fresco grelhado abre o apetite para um almoço farto. A vista da Afurada de Cima é um plano obrigatório se quiser entupir as redes sociais com likes, ou se quiser surpreender a sua cara-metade com um programa fora do vulgar. Mas a Afurada é isto e muito mais. Há património para ver, jogos para acompanhar e um pôr-do-sol de cortar a respiração. Leia o que se segue e descubra sete coisas obrigatórias para fazer quando lá for. Bom passeio.

Recomendado: Tudo o que pode fazer em Gaia em 1 dia

Sete coisas para fazer na Afurada

Surpreenda-se com o quão fotogénica a Afurada é
© Cláudia Paiva

1. Surpreenda-se com o quão fotogénica a Afurada é

Pegue na máquina fotográfica e no telemóvel e desça a Rua Mártir São Sebastião até à Rua de São Pedro. A vista da Afurada de Cima é um plano obrigatório se quiser entupir as redes sociais com likes – ou se quiser surpreender a cara metade com um programa fora do vulgar. É de lá que consegue ter esta vista abençoada sobre as casas coloridas, a Douro Marina, o mar e o rio. Um postal. Dos bons. Outro é o do famoso estendal, em frente ao lavadouro público, que pode ver nesta imagem.

  • Restaurantes
  • Português
  • Vila Nova de Gaia
  • preço 1 de 4

N'A Margem, "o primeiro restaurante da Afurada", diz Miguel Alves, o proprietário, há sempre peixe fresco grelhado, mas as opções são mais alargadas. Experimente o bacalhau à Margem, com batatas fritas às rodelas, presunto e maionese, e a parrilhada de peixes. As sobremesas caseiras são a melhor forma de terminar a refeição.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vila Nova de Gaia

Instalado no local onde funcionaram armazéns de peixe, o Centro Interpretativo do Património da Afurada foi construído para preservar tradições da freguesia e da sua população que se foram perdendo ao longo dos anos. Aqui pode ver barcos de pesca de madeira em miniatura, perceber como se faz a manutenção das redes, conhecer a história das mulheres da Afurada e muito mais.

  • Compras
  • Vila Nova de Gaia

A Afurada é uma terra de pescadores, por isso é natural que, se passar pelo mercado que reabriu em 2017, ouça "Olhò peixe fresquinho". Além das diversas bancas de peixe reluzente, pode encontrar fruta e legumes de cultivo próprio e uma cafetaria que vende bolos caseiros. Coco e ananás, noz com merengue e cenoura com chocolate são os mais populares.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vila Nova de Gaia

Há quem diga que o pôr-do-sol que daqui se vê é um dos melhores do mundo. Não se sabe se estará no top mundial (nem vale a pena entrar em discussões) mas que é bonito, lá isso é. Antes de garantir lugar num dos cafés ou restaurantes da marina à espera que o dia acabe, aventure-se num passeio de veleiro organizado pela BB Douro, uma das empresas sediadas na Douro Marina.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Pizza
  • Vila Nova de Gaia
  • preço 1 de 4

É a única pizzaria por estas bandas e está na lista das melhores do Grande Porto. Falamos da Forneria de São Pedro, cuja carta tem a assinatura do chef Luís Américo. O forno a lenha é a primeira coisa que vê quando entra – bom presságio, portanto – e logo depois o cenário passa a fazer-se de mesas de madeira corridas e paredes de pedra. Se tiver dúvidas na hora de escolher, peça a pizza de trufa preta
e cogumelos selvagens ou a capricciosa.

Outras coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer

Não queremos que se perca na Foz – as cores, o mar, as avenidas largas e as velhas ruas estreitas estão ali mesmo a pedir grandes passeios, está-se mesmo a ver. Por isso, calce as sapatilhas, pegue nos óculos de sol e venha descobrir os melhores restaurantes, as lojas que vão fazer o seu dinheiro voar, e os segredos mais bem guardados desta zona da cidade. 

  • Coisas para fazer

É a zona mais concorrida do Porto mas ainda guarda muitos segredos – senhora que se preze nunca revela tudo. A equipa Time Out andou a farejar a cidade (e alguns livros) para reunir segredos e curiosidades sobre a Baixa. Do passado e do presente, para saber e visitar.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Corremos as ruas da cidade à procura de segredos e curiosidades. O resultado é uma lista de 40 coisas que tem de saber sobre o Porto para impressionar e quebrar o gelo em qualquer situação. Vamos a isto?

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade