Ponte da Arrábida
© João SaramagoPonte da Arrábida

15 coisas que só é possível fazer no Porto

A Invicta é única? Claro que é. A prova? Está nestas 15 coisas que só é possível fazer no Porto

Publicidade

Subir a pontes, descer aos confins de um teatro para assistir a concertos, ter uma oferta tão grande (e boa) de sitios para comer francesinha que até dá para fazer disso um rali, perder-se numa oficina de barcos rabelos em miniatura: há coisas que só se fazem no Porto. Se acha que já fez de tudo por cá, guarde esta lista com 15 programas e locais que, se calhar, ainda não experimentou. 

15 coisas que só é possível fazer no Porto

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Foz

Falamos do Parque da Cidade, pois claro. Os 83 hectares e a frente de mar tornam-no especial. É o sítio certo para fazer jogging mas também para um piquenique ou uma simples pausa ecológica. Tem ainda o Soundwich, ideal para refeições ligeiras idealizadas por chefs, e um núcleo rural onde aos sábados de manhã se realizam feiras de produtos biológicos.

  • Santa Catarina

O Understage é a sala de concertos do Rivoli e fica por baixo do auditório principal. A Lovers & Lollypops, a Amplificasom e a Matéria Prima levam até lá bandas nacionais e internacionais.

Publicidade

Fazer um rali de francesinhas

Bem se sabe que há francesinhas noutros pontos do país, mas nada bate o Porto em quantidade – e, vamos ser sérios, em qualidade. Assim de rompante, aqui tem alguns sítios onde vale a pena picar o ponto: Café Santiago, Bufete Fase, Lado B,  Cervejaria Brasão, Yuko Tavern, Barcarola Café, Capa Negra, Cufra, Cervejaria Galiza, Locanda, A Regaleira, Tappas Caffé.

Publicidade

Ter uma vista panorâmica da cidade no topo de uma igreja

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição tem um dos miradouros com a cota mais elevada do Porto. Dele é possível observar uma extensa paisagem que abrange o centro da cidade, a foz do rio Douro, o Monte da Virgem em Gaia, a Praia do Cabedelo, a Serra de Valongo e o Monte de São Félix na Póvoa de Varzim.

Publicidade

Entrar numa oficina de barcos rabelos em miniatura

Os Barcos Náná, no Muro dos Bacalhoeiros, são daquelas paragens obrigatórias para qualquer portuense que se preze. O senhor Fernando continua uma tradição de família e tem à venda vários exemplares.

Publicidade
  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Taipas

A exposição Noites Brancas reúne cenografias de algumas produções próprias do Teatro Nacional São João e está no Mosteiro de S. Bento da Vitória.

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Foz

Nascido e criado em Barcelona, é um dos festivais de música mais amados e concorridos da Europa. Em 2012 o Porto foi a cidade escolhida para receber a primeira e única extensão do festival fora da sua terra natal.

Mais coisas para fazer no Porto

  • Coisas para fazer
  • Exposições

Nem todas as cidades podem orgulhar-se da quantidade e da qualidade dos seus museus. Aqui existem em abundância para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, do futebol à pintura... Por isso, visitar os melhores museus no Porto devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana.

  • Coisas para fazer

Está com saudades do Verão? De andar de fato de banho e chinelos e de dar umas valentes braçadas na água, enquanto trabalha praticamente todos os músculos do corpo? Não sonhe mais. Fizemos-lhe uma lista com as melhores piscinas interiores no Porto, para que possa nadar quentinho sem ficar com pele de galinha.

Publicidade
  • Cervejarias

A Francesinha merece todas as homenagens possíveis e imaginárias. Espalhadas pela cidade, há exemplares para todos os gostos e até variações menos tradicionais, como as vegetarianas ou as que levam frango. Gulosos como somos, assumimos a tarefa árdua de descobrir as melhores francesinhas no Porto. Ei-las...

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade