Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Puzzles para desafiar a quarentena
puzzle a guerra dos tronos
©PUZZ

Puzzles para desafiar a quarentena

Nada como um bom quebra-cabeças para ocupar o tempo durante a quarentena. Estes são os melhores puzzles que pode encomendar

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

Sabia que há um Dia Mundial do Puzzle, celebrado a 29 de Janeiro? Sim, também há o Dia Internacional de Falar como um Pirata ou o Dia Internacional dos Biscoitos de Cão, mas nada disso tira legitimidade a estes quebra-cabeças criados no século XVIII por um cartógrafo inglês chamado John Spilsbury. Muitas peças, poucas peças, para adultos ou para crianças, a arte de encaixar peças adapta-se a todas as idades, consoante o grau de dificuldade. Nesta lista reunimos de tudo um pouco, mas vai encontrar alguns puzzles saídos do universo do cinema e da televisão.

Recomendado: O que ler durante a quarentena?

Puzzles para desafiar a quarentena

Scratching the Surface Project
Scratching the Surface Project
©MEBO

1. Scratching the Surface Project

Em 2014, Vhils explodia uma parede do número 28 da Avenida da Índia para revelar mais uma das faces do projecto “Scratching the Surface”. Nesta edição da MEBO, que integra a “Colecção Obras de Arte Portuguesas”, a obra de arte urbana está dividida em 1000 peças, nada de muito complicado para quem tem um bom poder de encaixe e uma forma de voltar às ruas da cidade sem sair de casa. Pode comprar no site oficial da marca.

puzzle game of thrones
puzzle game of thrones
©PUZZ

2. Puzzle Game of Thrones

No site da FNAC encontra este jogo da PUZZ, vendido na versão original em inglês. Tem apenas 540 peças, mas várias dimensões. Neste globo com 22cm de diâmetro estão representados os territórios criados por George R. R. Martin para o mundo de A Guerra dos Tronos, que inclui os continentes de Westeros e Essos. Vem com uma base e peças avulsas que vão ajudando a equilibrar a coisa durante o processo, assim como as peças em plástico, mais resistentes. No final fica com um belo bibelô para a sala de jantar. Se o seu agregado o permitir, pois claro.

Publicidade
puzzle Harry Potter
puzzle Harry Potter
©Wrebbit

3. Puzzle 3D Harry Potter

Sugerimos que recorra aos seus dotes de magia para conseguir concluir este puzzle em 3D da Wrebbit. Faça de conta que está a reerguer a escola de magia Hogwarts, após a invasão do exército negro de Voldemort, e junte as 850 peças enquanto grita “Scourgify!”. Ideal para feiticeiros maiores de 12 anos e disponível nas lojas online da Worten e El Corte Inglés

puzzle vida selvagem
puzzle vida selvagem
©EDUCA

4. Puzzle Vida Selvagem

Reserve a maior mesa da casa, ou uma divisão inteira, para começar a montar este puzzle para adultos da EDUCA, com 33600 peças. O tema é a vida selvagem e é um dos maiores desafios em puzzle disponíveis no mercado português. A boa notícia é que pode ser relativamente simples começar a juntar as peças por grupos, graças à diversa e colorida fauna que integra a (extensa) imagem. A embalagem que acondiciona o jogo é em madeira e tem umas rodinhas para a transportar como se fosse um trolley. Disponível na Papagaio Sem Penas.

Publicidade
Puzzle candeeiro Batman
Puzzle candeeiro Batman
©Ravensburger

5. Puzzle candeeiro Batman

É daquelas ideias que nos faz ter vontade de voltar a ser criança. Se tiver uma em casa, encomende e ajude a dar à luz o novo candeeiro da mesinha de cabeceira do petiz. Tem apenas 72 peças, afinal é para os mais novos, no entanto é um puzzle cuja vida não se esgota quando se dá por terminada a montagem, já que se converte numa lâmpada que acende e desliga com palmas. As pilhas não estão incluídas, mas se comprar na Toys "R" Us pode encomendar tudo junto.

puzzle museum collection
puzzle museum collection
©Clementoni

6. Museum Collection

A Clementoni, marca italiana de brinquedos para crianças, tem uma grande colecção de puzzles com quadros de pintores famosos e com diversos graus de dificuldade, que inclui obras famosas de nomes como Da Vinci, Van Gogh, Renoir, Munch, Hokusai, Gauguin, ou Degas. Na FNAC, por exemplo, encontra o célebre Il Bacio de Klimt, um puzzle com 1000 peças que no final estará mesmo a pedir para ser emoldurado.

Publicidade
Puzzle dragon ball gt
Puzzle dragon ball gt
©Ensky

7. Dragon Ball GT Chronicles

A série Dragon Ball GT é a terceira deste animé criado por Akira Toriyama nos anos 80. Tem portanto muitos seguidores mais crescidos e por isso mesmo é um dos artigos que encontra na loja online da Hyper Toys, uma loja em Picoas de artigos de coleccionáveis, recheada action figures, raridades e edições limitadas. Este puzzle da japonesa Ensky tem 950 peças com personagens da Dragon Ball GT, série estreada em 1996 no Japão e três anos depois em Portugal, na SIC.

Puzzle Millennium Falcon
Puzzle Millennium Falcon
©Juguetrónica

8. Puzzle Millennium Falcon

Crie o seu próprio modelo 3D da Millennium Falcon, a nave de Han Solo de A Guerra das Estrelas com este puzzle da Juguetrónica. Composto por pequenas chapas de metal que se encaixam com a ajuda de furos e abas, não é necessário usar cola para que fique tudo no sítio. Até porque cada peça foi minuciosamente cortada a laser para não haver falhas na construção da nave. Se tiver pinças e alicates em casa, junte-as à operação para facilitar tarefas mais minuciosas. Está à venda nas lojas online da Worten e da FNAC.

Publicidade
Puzzle explore the sea life
Puzzle explore the sea life
©HEADU

9. Explore - The Sea Life

A Sig Toys é loja de brinquedos em Campo de Ourique, muitos deles educativos. É o caso deste puzzle da HEADU, marca italiana de brinquedos didácticos, que primeiro é um puzzle de 70 peças e depois é um jogo sobre o fundo do mar. Quais cientistas, os miúdos são desafiados a apontar as descobertas, auxiliados por uma lanterna mágica (vai precisar de três pilhas AAA) para encontrar o que não é visível a olho nu. É recomendado para maiores de cinco anos.

Jigsaw Explorer
Jigsaw Explorer
©Jigsaw Explorer

10. Montar puzzles online

Enquanto não chega a casa o novo puzzle, pode ir treinando em algumas plataformas gratuitas de jogos online, algumas totalmente dedicadas à arte de encaixar peças. É o caso da Jigsaw Explorer, que inclui algumas recomendações diárias e permite o upload de imagens pessoais para serem desmanchadas num puzzle; e da Jigsaw Planet, onde pode competir com o tempo de conclusão de outros jogadores.

#TimeIn

The Witcher
©Netflix

As melhores séries para ver na Netflix

Filmes

Começou timidamente em Portugal, com uma mão cheia de bons conteúdos e algumas apostas menos conseguidas. Com o passar dos anos, ganhou terreno, fez muitos de nós trocar as noitadas na rua pelas noites no sofá e na cama, e é difícil imaginar a vida sem saber que a temos ali. Filmes, séries, documentários, docusséries, há muito material para ver e fazer verdadeiras maratonas visuais sem sair de casa (e mesmo se o quiser fazer, é só levá-la no telefone). Junte-se à febre do streaming e conheça as melhores séries para ver na Netflix. Recomendado: As 25 melhores séries de comédia

Piratas das Caraíbas
©DR

12 grandes filmes de piratas

Filmes

Há qualquer coisa de fantástico que nos faz inclinar para a frente sempre que o assunto são piratas. Talvez assim não fosse para todos aqueles que sofreram abordagens à lei da espada – e da bala –, mas quando o assunto é aventura e pilhagens em alto mar, a curiosidade dispara, e a imaginação segue-lhe o caminho. O imaginário da pirataria conquistou a humanidade pelos livros desde o seu começo, e mais tarde, foi o cinema a seguir-lhe o rasto e a transportar aos olhos tudo o que as letras já haviam descrito. Douglas Fairbanks, Errol Flynn, Burt Lancaster, Gene Kelly, Robert Shaw, Johnny Depp e até actrizes como Jean Peters, Genevieve Bujold e Geena Davis interpretam as personagens que nos deliciaram. E estes são os 12 grandes filmes de piratas que o comprovam. Recomendado: Os melhores filmes de luta no cinema

Publicidade
Restaurante, Casa D'Oro, Pizza
©DR

56 restaurantes do Porto com entregas ou take-away

Restaurantes

Depois do fecho das portas dos teatros e museus municipais e do cancelamento de eventos que estavam marcados para os próximos tempos no Porto, os restaurantes começaram também a encerrar temporariamente ao público, de forma a combater a propagação do surto de Covid-19. Mas isso não significa que não possa devorar os pratos dos seus restaurantes favoritos em casa. Nesta lista encontra espaços que fecharam temporariamente mas funcionam com take-away ou entregas ao domicílio, para que possa continuar a conhecer o que de melhor se faz na cidade no conforto da sua casa. Recomendado: Os melhores take-aways no Porto  

Compras, Crush Lust, Loja Online, t-shirts
©DR

Encha o cesto de compras com estas novas marcas online

Compras

Como não podemos ir passear pelas ruas e varrer montras, as compras online são a solução mais prática nos dias que correm — especialmente se for um shopaholic ou um fiel seguidor do que de melhor se faz na moda nacional. A pensar em si, andámos à procura de novidades no mundo virtual e enchemos o cesto de compras com novas marcas de roupa, acessórios e calçado. E ainda lhe apresentamos uma marca de chá, óptima para acalmar esse camadão de nervos. Boas compras, mas não se desgrace. Recomendado: 13 lojas online do Porto que tem de conhecer

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade